Esta é uma versão desatualizada publicada em 25/10/2021. Leia a versão mais recente.
O preprint foi submetido para publicação em um periódico
Preprint / Versão 5

Autocompaixão em Estudantes Universitários: Uma Revisão Integrativa da Literatura

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2521

Keywords:

compaixão, autocompaixão, estudantes universitários, educação superior, atenção plena, revisão integrativa, saúde mental, educação, universidade, psicologia positiva, bem-estar psicológico

Resumo

O objetivo geral deste estudo foi reunir evidências empíricas sobre autocompaixão em estudantes universitários. A revisão integrativa abrangeu artigos publicados no período de 2009 a 2021, indexados nas bases PsycINFO, PubMed, Scopus e Web of Science, em português, inglês ou espanhol. Um total de 183 arquivos foi encontrado e, após as etapas de triagem, elegibilidade e seleção, foram incluídos 9 trabalhos, seguindo as diretrizes propostas pelo PRISMA. A análise foi categorizada a partir de dois tópicos: (i) intervenções baseadas em autocompaixão para acadêmicos e (ii) a autocompaixão como fator psicológico protetivo à saúde mental de estudantes do ensino superior. Os resultados mostraram que a autocompaixão é considerada um importante fator protetivo para o funcionamento psicológico positivo e o desenvolvimento de construtos que refletem dimensões positivas da saúde mental e do desempenho acadêmico em estudantes universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mara Dantas Pereira, Universidade Tiradentes

Graduada em Psicologia pela Universidade Tiradentes (UNIT), Aracaju, Sergipe, Brasil. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe - UFS (PPGPSI/UFS); membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão da UFS (GEPPESI/UFS); pesquisadora no Grupo de Pesquisa Docência, Avaliação, Currículo e Contemporaneidade da UNIT (GPDACC/UNIT/CNPq); e colaboradora associada ao Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade da UFS (GPECS/UFS/CNPq); pesquisadora da Escola de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (ECJ\UNIRIO), vinculada ao Grupo de Pesquisa Direito Humanos e Transformação Social da UNIRIO (GPDTS/UNIRIO/CNPq); e pesquisadora do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana da UNIT (LABIMH/UNIT/CNPq).

Joilson Pereira da Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri-Espanha. Realizou Estágio Pós-Doutoral Sênior em Psicologia pela Universidade Autônoma de Barcelona-Espanha. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Associado da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI/UFS). Membro do Grupo de Pesquisa sobre violência escolar: bullying e preconceito (UNIFESP) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPESI/UFS).

Como Citar

Pereira, M. D., & Silva, J. P. da. (2021). Autocompaixão em Estudantes Universitários: Uma Revisão Integrativa da Literatura. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2521 (Original work published 2021)

Série

Ciências Humanas

Plaudit