Sobre o Servidor
O SciELO Preprints adotará progressivamente a seguinte política editorial.
Versão 27 de abril de 2020
A Coleção SciELO Preprints é parte integrante do SciELO, um programa de cooperação internacional que visa o desenvolvimento da comunicação científica de acesso aberto, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Opera como uma coleção de manuscritos não revisados por pares na Rede SciELO de coleções nacionais e temáticas de periódicos. Assim, os preprints se beneficiarão dos mesmos serviços que os artigos de periódicos, incluindo indexação e preservação. Ele roda sobre o software Open Preprint Systems (OPS), que é um servidor online gratuito e sem fins lucrativos de arquivo e distribuição de preprints desenvolvido e mantido pelo Public Knowledge Project (PKP).
Um preprint é um manuscrito relacionado à pesquisa pronto para ser submetido a um periódico, mas que não foi revisado por pares. O SciELO Preprints aceita manuscritos relacionados a todas as disciplinas e assuntos científicos organizados nas seguintes grandes áreas temáticas: Ciências da Agricultura; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Biológicas; Engenharia; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Linguística, Literatura e Artes; e Interdisciplinar.
Um manuscrito pode ser enviado antes ou simultaneamente ao envio para um periódico, mas não será postado se já tiver sido aceito para publicação, publicado ou postado em outro local. Os autores que desejam depositar um preprint devem primeiro se registrar no site SciELO Preprints usando seu ORCID como identificador pessoal. Quando o manuscrito possui dois ou mais autores, um deles deve ser identificado como o submissor formal, mas todos os autores do manuscrito devem consentir com seu depósito e todos são igualmente responsáveis por seu conteúdo.
Um manuscrito será postado automaticamente quando o autor da submissão tiver pelo menos três artigos de qualquer data ou dois artigos recentes dos últimos dois anos com DOIs ativos no repositório Crossref. Em outros casos, uma triagem básica será feita para identificar se é um manuscrito relacionado à pesquisa. Em todos os casos, os autores são avisados de que são os únicos responsáveis pelo conteúdo do manuscrito e solicitados a confirmar que todos os requisitos éticos são seguidos, incluindo a disponibilidade de documentos de aprovação pelo comitê de ética, obediência às políticas institucionais e o consentimento necessário dos participantes da pesquisa. Critérios de triagem específicos podem ser aplicados para algumas áreas de estudo. O SciELO Preprints pode rejeitar qualquer manuscrito por qualquer motivo. Não há revisão por pares do manuscrito publicado como preprint e não há endosso ou qualificação implícita do manuscrito pelo SciELO.
Solicita-se aos autores que enviem preprints em PDF ou esquema de publicação XML. Imediatamente após a aceitação, um preprint receberá um DOI e ficará disponível ao público como atribuição de acesso aberto CC-BY. Como tal, estará disponível para indexação, mineração de dados, interoperabilidade com qualquer outro conteúdo relacionado e sujeito a comentários. Depois de publicados, os preprints não podem ser removidos. O servidor SciELO Preprints removerá os preprints sempre que for detectada uma violação da ética.
Recomenda-se fortemente aos autores que disponibilizem todos os dados, códigos e outros materiais subjacentes que sustentam os métodos, resultados e conclusões do manuscrito.
Os preprints aparecem na Coleção SciELO Preprints na ordem em que forem aprovados para publicação. Eles podem ser recuperados através do módulo de Busca da Rede SciELO, juntamente com as Coleções de periódicos. As versões revisadas de um preprint podem ser carregadas pelo autor submissor antes da aceitação por um periódico. Novas versões serão vinculadas às versões anteriores.
O servidor SciELO Preprints possui uma interface direta com os periódicos SciELO para submissão de preprints, bem como com qualquer sistema de envio que execute o protocolo SWORD. Quando um periódico SciELO aprova um preprint submetido, o servidor vinculará o preprint à sua URL do periódico correspondente e também atualizará o registro Crossref com o relacionamento entre eles.