Preprint / Versão 1

Biografemas do trabalho docente

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.4609

Keywords:

Biografemas, Educação, Docentes

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa sobre docência em rede pública de ensino no Brasil no cenário da Pandemia de Covid-19. Teve como objetivo dar visibilidade aos efeitos da pandemia na educação a partir do método biografemático, formulado por Roland Barthes. Os encontros foram realizados na modalidade online. Os resultados indicam a relevância do narrar histórias em educação e colocá-las em diálogo para repensar práticas docentes. Narrar favorece o pensar, exercita o pensamento e força o vivido a se recriar no curso da experiência, reposiciona práticas e pode inventar modos outros de ser docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Elizabeth Barros de Barros, Universidade Federal do Espírito Santo

Maria Elizabeth Barros de Barros é professora titular do Departamento de Psicologia e do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. É doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio pós-doutoral em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Heliana de Barros Conde Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Heliana de Barros Conde Rodrigues é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, vinculada ao Instituto de Psicologia/Departamento de Psicologia Social e Institucional. É doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, com estágio pós-doutoral em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Postado

18/08/2022

Como Citar

Barros, M. E. B. de, & Rodrigues, H. de B. C. . (2022). Biografemas do trabalho docente. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.4609

Série

Ciências Humanas

Plaudit

0 PREreviews rapid
0 PREreviews completo
1 Solicitação

Ver no site