Preprint / Versão 1

O USO DE FERRAMENTAS DE PROGRAMAÇÃO VISUAL NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO MÉDIO

article.authors6a418696a1b24

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.11081

Palavras-chave:

programação visual, tecnologias emergentes, metodologias ativas, gamificação

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o papel das ferramentas de programação visual no ensino de programação para alunos do Ensino Médio, focando em como essas tecnologias podem melhorar a compreensão conceitual, o desempenho acadêmico e o engajamento dos estudantes. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas literaturas especializadas sobre o tema englobando publicações entre 2019 e 2024, visando explorar o uso de tecnologias emergentes e plataformas interativas, como Scratch, Tynker e MIT App Inventor. A pesquisa aponta que essas ferramentas desempenham um papel importante ao facilitar o aprendizado de conceitos complexos de programação, promovendo o desenvolvimento do pensamento computacional e habilidades de resolução de problemas de forma prática e visual. Além disso, constatou-se que o uso de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos e a Gamificação, contribui para o engajamento dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais acessível, dinâmico e adaptado às necessidades individuais. No entanto, a pesquisa também identifica desafios importantes, como a falta de infraestrutura tecnológica adequada nas escolas e a necessidade de capacitação contínua dos professores para que possam integrar essas ferramentas de maneira eficaz em suas práticas pedagógicas. Conclui-se que, embora as tecnologias emergentes tenham potencial para transformar o ensino da programação, é essencial que haja um esforço conjunto entre instituições educacionais e governos para investir em infraestrutura e formação docente, garantindo que os benefícios dessas ferramentas possam ser plenamente aproveitados no ambiente escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Monique Casagranda, Instituto Federal de Educação

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (2015), Especialização em Segurança da Informação pelo Centro Universitário UNISEB - Estácio (2017) e Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (2024). Atualmente, atua como Professora na área de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Pâmela Félix Freitas, Universidade Estadual do Ceará

Professora Assistente da Universidade Estadual do Ceará (UECE). É Doutora em Educação na Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral na Université de Montréal, Canadá, sob direção do Prof. Dr. Maurice Tardif, com bolsa Capes/PDSE. É Mestre em Educação pela USP e licenciada em Pedagogia pela UECE. Foi Professora Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Foi pesquisadora da Diretoria de Pesquisa e Avaliação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), onde desenvolveu diversos estudos, pesquisas e avaliações de Políticas e Projetos Educacionais. Trabalhou em estudos para organismos importantes no campo da Educação, como Inep, Unesco, Unicef e OCDE. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave), da USP; do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA), grupo da UECE cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq; e do Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante (CRIFPE), no Canadá. Também faz parte do Grupo de Estudo em Avaliação e Desigualdade Educacional (GEADE) e do Grupo de Estudo em Política e Gestão Educacional (GEPGE), da UECE. Também é membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (Reippe) e associada à Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação e da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave). Tem experiência na Educação e interesse de pesquisa nas áreas: Avaliação Educacional, Formação de Professores, Políticas Públicas Educacionais e Desigualdades Educacionais. Trabalhou na Secretaria Estadual de Educação (Seduc), na Unidade de gerenciamento de projetos e na célula de planejamento. E atuou também como formadora de professores e gestores em diversas redes de ensino do Ceará e de São Paulo.

Enviado

15/01/2025

Postado

28/01/2025

Como Citar

O USO DE FERRAMENTAS DE PROGRAMAÇÃO VISUAL NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO MÉDIO. (2025). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.11081

Série

Ciências Humanas

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito