Preprint / Versão 1

SOFRIMENTO E ESTIGMATIZAÇÃO: DESAFIOS ENFRENTADOS POR JOVENS ATINGIDOS PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO, EM MARIANA (MINAS GERAIS, BRASIL)

article.authors6a0b64a23f6f6

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.10439

Palavras-chave:

Juventudes, Socialização, Sofrimento, Estigmatização

Resumo

Neste artigo analisamos como os processos de socialização de jovens de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Camargos, atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana-MG, foram impactados pelo sofrimento e pelo enfrentamento de situações de estigmatização decorrentes do desastre. O estudo se referenciou teoricamente na Sociologia da Educação, na Sociologia das Juventudes e na Sociologia dos Desastres. A pesquisa foi materializada a partir de análise bibliográfica e documental, além do trabalho de campo, com a realização de 12 entrevistas. Relatos sobre estigmatização e sofrimento apareceram em todas as entrevistas. Esses jovens revelaram sentir forte angústia, desespero e medo. Os resultados do estudo permitiram a conclusão de que as experiências socializadoras dos jovens atingidos entrevistados estavam ocorrendo em um contexto de profunda afetação diante do desastre que marcou completamente suas vidas, sobretudo por seu caráter traumático e compulsório, agravado pela ausência de garantia de reparação justa e integral.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Elodia Honse Lebourg, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto, com a tese Atravessando labirintos: processos de socialização de jovens atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana-MG. Professora, pesquisadora, mestra em Educação pela UFOP, com o estudo Delicadas travessias: um estudo de caso sobre jovens em transição para o Ensino Médio no interior do Brasil. Possui pós-graduação em História Moderna e em História do Brasil, pela Universidade Federal Fluminense. Graduada em História pela UFOP. Graduanda em Pedagogia pela Uninter. Professora substituta do Departamento de Educação da UFOP, entre 2017 e 2018. Foi coordenadora substituta do Programa de Educação Tutorial PET Pedagogia UFOP, de 2017 a 2018. Tem experiência nas áreas de Educação e História, com ênfase em educação patrimonial, história oral, pesquisas e projetos. Em Educação, pesquisa juventude e Ensino Médio, especialmente com relação a jovens do interior brasileiro. 

Rosa Maria da Exaltação Coutrim, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Ciências Sociais (UNESP), especialização em Gerontologia (USP), mestrado em História (UNESP), doutorado em Ciências Humanas - Sociologia e Política (UFMG) e pós-doutorado em Educação pelo Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. Tem experiência nas áreas de metodologia científica e sociologia com ênfase em Sociologia da Educação e Sociologia do Envelhecimento. Atualmente, é professora titular do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Foi bolsista Pesquisador Mineiro (FAPEMIG) entre 2016 e 2022. É pesquisadora do Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola (NESFE- UFOP) e do Observatório Sociológico Família e Escola (OSFE-UFMG). Representa o PPGE/UFOP na Rede Mineira de Pesquisa em Educação. É coordenadora do Grupo de Estudos sobre Envelhecimento e Educação, sediado no NESFE. Os principais focos de pesquisa são: relação família-escola; relação avós e netos no processo educativo; envelhecimento e educação, longevidade escolar nas camadas populares.

Postado

02/12/2024

Como Citar

SOFRIMENTO E ESTIGMATIZAÇÃO: DESAFIOS ENFRENTADOS POR JOVENS ATINGIDOS PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO, EM MARIANA (MINAS GERAIS, BRASIL). (2024). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.10439

Série

Ciências Humanas

Dados de financiamento

Plaudit

Declaração de dados