Preprint / Versão 1

Do pensamento autístico de Eugen Bleuler ao DSM-V: a construção epistemológica do autismo e a explosão de sua manifestação

article.authors6a2dc0b53a5a7

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.8383

Palavras-chave:

Autismo, Epidemiologia, Sociedade

Resumo

Este texto, arquitetado mediante processo de revisão literária, principia descrevendo o artigo de Eugen Bleuler que deu origem ao termo autismo, uma obra jamais traduzida no Brasil e que exerceu profunda interferência na consolidação desta categoria no campo acadêmico, especialmente após os estudos de Kanner e Asperger, os quais também serão aqui retratados, assim como as análises de Wing e Rutter, outras figuras célebres no campo do autismo. Após a passagem pelos autores clássicos, este trabalho acadêmico analisa as transformações da definição operadas no conceito de autismo a partir do Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais (DSM), considerado o documento mais importante na confecção diagnóstica e sintomatológica desta categoria. Por fim, levantamos questionamentos e estatísticas com o objetivo de avançar nas discussões postas e contribuir para a confecção de novos olhares acerca do autismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Gustavo Martins Piccolo, Centro Universitário de Araraquara

Pós doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)Doutor em Educação Especial pela UFSCar; Mestre em Educação pela UFSCar; Especialista em Educação Física pela UNICAMP; Graduado e Bacharel em Educação Física pela UFSCar; graduado em Pedagogia pela Uninove. Professor do Centro Universitário de Araraquara e palestrante em temáticas como Sociologia da educação; Sociologia; Educação Física; Educação Especial, Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica. Autor de diversos artigos publicados em periódicos científicos e do livro Por um pensar sociológico sobre a deficiência.

Postado

08/04/2024

Como Citar

Do pensamento autístico de Eugen Bleuler ao DSM-V: a construção epistemológica do autismo e a explosão de sua manifestação. (2024). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.8383

Série

Ciências Humanas

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito