Preprint / Versão 1

Representações sociais docentes sobre estudantes com deficiência e inclusão escolar no Ensino Fundamental II

article.authors6aea3495cb197

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.18711

Palavras-chave:

representações sociais , inclusão escolar , formação docente , medicalização da educação , Ensino Fundamental II

Resumo

Este artigo, recorte de uma dissertação de mestrado profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental, teve como objetivo identificar e analisar as representações sociais de professores regentes do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede municipal de Santos/SP, acerca dos estudantes com deficiência, e compreender de que modo essas construções incidem sobre a prática pedagógica e o processo de inclusão escolar. A pergunta orientadora foi: como o professor regente vê o estudante com deficiência em sala de aula e como essa visão incide sobre sua prática e sobre a inclusão escolar? Fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais (TRS), de Serge Moscovici, e nos processos de ancoragem e objetivação, articulada a discussões sobre a medicalização da educação e os paradigmas da educação especial. Trata-se de pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, realizada com dez docentes de diferentes componentes curriculares, por meio de questionário de identificação e de entrevistas semiestruturadas submetidas à Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin. Emergiram quatro categorias: o olhar do professor sobre a inclusão, a terceirização do ensino, a centralidade dos laudos e a aprendizagem pela falta. Os resultados indicam a permanência de representações marcadas pelo não pertencimento, pela homogeneização e pela patologização do não aprender, que se materializam em barreiras atitudinais. Conclui-se que a efetivação de práticas inclusivas demanda o enfrentamento dessas representações e a adoção de estratégias orientadas pelo Desenho Universal para a Aprendizagem, pelo Ensino Colaborativo e pelo Plano Educacional Individualizado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Larissa Gabrielle Ramos Navarro, Universidad de la Empresa

Doutoranda em Educação pela Universidad de la Empresa (UDE), Uruguai. Mestra em Práticas Docentes no Ensino Fundamental pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES, 2023) e licenciada em Pedagogia pela mesma instituição. Especialista em Educação Especial. É professora de Educação Especial na rede municipal de ensino de Santos/SP, com atuação no Atendimento Educacional Especializado. Pesquisa educação inclusiva, representações sociais, medicalização da educação.

Abigail Malavasi, Universidade Metropolitana de Santos

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2006) e mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 1996). Graduada em Psicologia (Universidade de Mogi das Cruzes) e em Pedagogia (Universidade Nove de Julho). É docente da graduação e do Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), onde coordena o curso de Psicologia. Foi diretora de escola na rede estadual de São Paulo de 1996 a 2016. Pesquisa formação de professores, gestão educacional, didática, avaliação e currículo, inclusão escolar, alfabetização e letramento.

Enviado

02/11/2026

Postado

03/11/2026

Como Citar

Representações sociais docentes sobre estudantes com deficiência e inclusão escolar no Ensino Fundamental II. (2026). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.18711

Série

Educação em Revista

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa não podem ser disponibilizados publicamente

    • As transcrições integrais das entrevistas não podem ser disponibilizadas publicamente, em razão do compromisso de anonimato e sigilo assumido no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Metropolitana de Santos (CAAE 52624221.0.0000.5509), uma vez que os relatos permitiriam identificar os participantes no contexto de uma única unidade escolar. Excertos representativos das falas constam do manuscrito e da dissertação que o originou (Navarro, 2023), na qual também estão disponíveis, em anexo, o questionário de identificação e o roteiro da entrevista semiestruturada.