Para além de turistas bons e ruins: mapeando dimensões e perfis do comportamento (in)sustentável em contextos de viagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.18104Palavras-chave:
Comportamento sustentável, Factor-to-Cluster, Comportamento do consumidor, Motivation-Ability-Opportunity-Behaviour (MAO-B), sustentabilidade, TurismoResumo
Compreender o comportamento dos turistas é central para a sustentabilidade do turismo, dadas as externalidades associadas às escolhas dos visitantes. Diante da compreensão ainda fragmentada dessas práticas e da influência das circunstâncias da viagem, este estudo adotou o modelo Motivation–Ability–Opportunity–Behaviour (MAO-B) como lente teórica para identificar dimensões do comportamento (in)sustentável e caracterizar perfis comportamentais. Adotou-se uma abordagem exploratória de métodos mistos, com 38 entrevistas em profundidade com gestores hoteleiros e uma pesquisa com 780 turistas internacionais. Os dados quantitativos foram analisados pela abordagem Factor-to-Cluster. Os resultados identificaram seis dimensões e três perfis comportamentais distintos, associados a diferentes configurações psicossociais e contextuais, evidenciando que práticas sustentáveis e prejudiciais não se organizam necessariamente como polos opostos. Os achados ampliam a compreensão multidimensional do comportamento turístico e oferecem subsídios teóricos e gerenciais para promover a sustentabilidade durante as viagens.
Downloads
Enviado
Postado
Como Citar
Série
Copyright (c) 2026 Veronica Feder Mayer, Carlos Marcelo Ardigó, Rômulo Duarte, Aline Barbosa Tinoco Luz, Lucia Silveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Plaudit
Declaração de dados
-
Os dados de pesquisa não podem ser disponibilizados publicamente
- Os dados não estão disponíveis publicamente em razão de restrições éticas destinadas a preservar a privacidade e a confidencialidade dos participantes, conforme estabelecido no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). The data are not publicly available due to ethical restrictions protecting participants’ privacy and confidentiality, as established in the informed consent form. Los datos no están disponibles públicamente debido a restricciones éticas destinadas a proteger la privacidad y confidencialidad de los participantes, conforme a lo establecido en el consentimiento informado.


