Preprint / Versão 1

Um estatuto da ação docente: problematizações em cena

article.authors6a75a0c5c9876

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.17229

Palavras-chave:

arquivo, docência, cena discursiva

Resumo

Esta investigação se interessa por traçar uma espécie de estatuto da ação docente na contemporaneidade. Textos publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), de 1944 a 1953, são fonte para o levantamento temático relativo à docência universitária e seus desdobramentos. Disso, a investigação se debruça sobre um arquivo constituído por reclamações de discentes do ensino superior postadas na plataforma Reclame Aqui. Tal fonte evidencia um conjunto instigante de enunciados educacionais dignos de nota, sobretudo aqueles relativos às expectativas sobre a docência. A investigação elege como inspiração procedimental o trato arquivístico legado por Arlette Farge e Michel Foucault, aproximando esse norte procedimental da prática da pesquisa educacional. Contribuem como operadoras do pensamento as noções de cena e encenação, aproximadas às reflexões de Rancière (2021) e Deleuze (2005), que, reunidas, inspiraram esta empreitada no que tange a uma forma de (re)montagem do arquivo interessada na organização de personagens, ações e discursos como acontecimentos aparentes que evidenciam relações de poder-saber. A discursividade escrutinada aponta para o fato de que a dicotomia professores(as) ensinam e alunos(as) aprendem parece ter sido borrada pelos efeitos abrangentes da operação de uma espécie de dispositivo de educabilidade, revelador da infixidez dos jogos de veridicção e de suas relações de poder-saber.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Sidmar Gomes, Universidade Estadual de Maringá

Professor Adjunto do Curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE-UEM). Realizou estágio de Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), instituição pela qual também obteve o título de Doutor. Possui Mestrado em Pedagogia do Teatro e Graduação em Licenciatura Plena em Artes Cênicas, ambos ECA/USP. É líder do Grupo de Pesquisa Pedagogias das Artes Cênicas e Estudos Foucaultianos (GPPAC-UEM-CNPq) e coordenador do Projeto de Extensão ETTE – Entre a Escola no Teatro e o Teatro na Escola: Interações e Pedagogias Possíveis.

 

Enviado

30/07/2026

Postado

03/08/2026

Como Citar

Um estatuto da ação docente: problematizações em cena. (2026). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.17229

Série

Ciências Humanas

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito