Preprint / Versão 1

As vozes silenciadas pela evidência: enunciação e retórica da "ciência da leitura"

article.authors6aa6af0eb8697

  • Giulianny Russo Marinho Universidade de São Paulo image/svg+xml https://orcid.org/0000-0002-1157-8364
    • Conceptualization
    • Formal Analysis
    • Investigation
    • Methodology
    • Writing – Original Draft Preparation
    • Writing – Review & Editing

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.16606

Palavras-chave:

Alfabetização, Ciência da leitura, Teoria da enunciação, Epistemologia, Discurso científico

Resumo

Este artigo apresenta uma análise dos pressupostos epistemológicos e enunciativos que organizam as concepções de leitura apresentadas no artigo The Science of Learning to Read Words: A Case for Systematic Phonics Instruction2 , de Linnea Ehri (2020), examinando como Ehri produz efeitos de universalidade e neutralidade, apagando a inscrição histórica e teórica de sua perspectiva. O artigo parte do pressuposto de que toda perspectiva epistemológica é situada, inclusive a aqui adotada. A análise é relevante para o debate brasileiro porque o Relatório Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (RENABE) reproduz os mecanismos identificados no texto de Ehri. O objetivo é examinar como Ehri constrói essa autoridade ao tratar como universais e neutras suas concepções de leitura, sujeito aprendiz e aprendizagem sem anunciá-las como pressupostos. Para isso, realiza-se uma análise qualitativa de orientação epistemológica e enunciativa, centrada na materialidade linguística do artigo, com atenção ao apagamento do sujeito da enunciação, ao gerenciamento das vozes alheias e aos efeitos de evidência. Os resultados mostram como esses mecanismos convergem para um mesmo efeito no qual uma perspectiva situada passa a circular como descrição natural do que a ciência teria revelado sobre a aprendizagem da leitura, sustentando a autoridade do rótulo "ciência da leitura" no debate educacional. Conclui-se que a articulação entre crítica epistemológica e teoria da enunciação constitui um instrumento produtivo para analisar discursos científicos que apresentam escolhas teóricas e metodológicas como descrições neutras do real.

 

2. Tradução livre: A ciência da aprendizagem da leitura de palavras: uma defesa da instrução fônica sistemática

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Giulianny Russo Marinho, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP) e mestra em Escritura y Alfabetización pela Universidad Nacional de La Plata (Argentina), com graduação em Pedagogia (USP) e Fonoaudiologia (PUC-SP). Atua há mais de duas décadas nos Anos Iniciais e na Educação Infantil, com experiência em docência, coordenação pedagógica e formação continuada de professores, coordenadores pedagógicos e formadores de professores em redes públicas e privadas de ensino. Desenvolveu assessoria técnica junto à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, São José do Rio Preto e São José dos Campos, com atuação direta na formação de equipes técnicas, coordenadores pedagógicos e formadores das Diretorias Regionais de Educação e elaboração de documentos curriculares orientadores. Integrou a equipe de concepção e autoria do Percurso Formativo de 1 e 2 ano do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA/MEC), política pública federal de formação docente em âmbito nacional, coordenando uma equipe de 72 profissionais. É professora na Especialização em Formação, Docência e Alfabetização Inicial (UFPI/MEC) e integra a diretoria da Rede Latino-Americana de Alfabetização (REDALF), articulando universidades, redes públicas e terceiro setor em torno de políticas educacionais. Orienta pesquisas de especialização na Universidad Nacional de La Plata e é membro do Grupo de Pesquisa ALICE/UFBA. Fundadora da Reescritas Estudo, Formação e Pesquisa (@reescritas_formacao), plataforma de formação continuada com alcance nacional e latino-americano.

Enviado

19/06/2026

Postado

02/09/2026

Como Citar

As vozes silenciadas pela evidência: enunciação e retórica da "ciência da leitura". (2026). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.16606

Série

Ciências Humanas

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito