Preprint / Versão 1

INSTITUTOS FEDERAIS, ENSINO MÉDIO INTEGRADO E PAPEL DOCENTE: REFLEXÕES NUM CONTEXTO HISTÓRICO EDUCACIONAL ADVERSO

article.authors6a08a637d6936

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.14416

Palavras-chave:

dualismo educacional, formação humana integral, ensino médio integrado, institutos federais, papel docente

Resumo

O presente artigo, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e documental, objetiva discutir a relevância dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para a manutenção da formação humana integral como uma possibilidade educacional para os filhos da classe trabalhadora, especialmente por meio da oferta do ensino médio integrado (EMI), em que pese a constante ameaça de deturpação desse propósito pela lógica do capital que rege a sociedade. Destacamos como o embate entre os setores hegemônicos e conservadores de nossa sociedade com a ala contra-hegemônica e progressista vem, historicamente, desde o Brasil-colônia, permeando e determinando o caminho da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no país, o que implica em diversos desafios para a concepção omnilateral de ensino. Procuramos demonstrar, nesse sentido, que os Institutos Federais podem ser considerados espaços contra-hegemônicos e de resistência frente aos riscos inerentes aos interesses do capital, contribuindo para um modelo educacional e societário com maior sintonia em relação aos interesses dos trabalhadores. Concluímos pela necessidade de uma melhor preparação dos docentes para atuação na EPT, de modo que compreendam melhor o seu papel no contexto dos Institutos Federais e na defesa da formação integral.     

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Abel Acaui, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tanto em Licenciatura quanto no Bacharelado (área de política). Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Internacional Signorelli. Servidor técnico-administrativo em educação, ocupante do cargo de assistente em administração, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Juiz de Fora, onde ingressou em 2009. Na instituição, já atuou nos seguintes cargos de confiança: Chefe de Gabinete da Direção-geral do Campus Juiz de Fora, de 14/01/2010 a 12/03/2013; Chefe de Gabinete do Reitor, de 01/07/2013 a 26/04/2021. Atualmente, é mestrando em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba.

André Campos, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com mestrado e doutorado em Microbiologia Agrícola na mesma instituição (Bolsa Capes). Realizou período sanduíche durante o doutorado na UMR1136 - Interações árvores-microrganismos do INRA/Nancy/França com bolsa SWE-CNPq. Realizou o pós-doutorado no Departamento de Fisiologia Vegetal da UFV (Bolsa PNPD-CAPES). Em 2010, ingressou no IF Sudeste MG como professor de cursos da área agrária e ambiental. Participou do estágio de docentes em Pesquisa Aplicada no Canadá (Bolsa do Programa de Desenvolvimento de Pesquisa Aplicada - SETEC/CAPES). Participou da Capacitação em Gestão da Inovação realizado pela SETEC-MEC em parceria com a CSIRO. Faz parte do corpo docente do mestrado profissional em ciência e tecnologia de alimentos IF Sudeste MG. Tem experiência na gestão de Instituições Federais de Ensino. Atuou como Gerente de Pesquisa e Pós-graduação, Coordenador Geral de Graduação, Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Rio Pomba e Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Sudeste MG. Hoje atua como Coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente do Campus Rio Pomba.

Postado

11/12/2025

Como Citar

INSTITUTOS FEDERAIS, ENSINO MÉDIO INTEGRADO E PAPEL DOCENTE: REFLEXÕES NUM CONTEXTO HISTÓRICO EDUCACIONAL ADVERSO. (2025). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.14416

Série

Educação em Revista

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito