Preprint / Versão 1

CIDADANIA DIGITAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA ACERCA DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

article.authors6a08a6202c0d0

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.13728

Palavras-chave:

cidadania digital, ensino, competências digitais, formação inicial de professores

Resumo

A formação inicial docente deve contemplar a preparação para uma participação consciente e responsável nos espaços digitais, favorecendo a reflexão crítica de estudantes e professores sobre o uso das tecnologias e desafios decorrentes de sua ausência. O presente artigo analisa as percepções de estudantes de Pedagogia que emergiram de uma proposta pedagógica que foi desenvolvida, voltada ao ensino da cidadania digital, concebida para integrar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) às práticas de ensino em uma perspectiva crítica, ética e responsável. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter aplicado, desenvolvida no formato de pesquisa-ação, com a participação da professora responsável pela disciplina Saberes e Metodologias para o Ensino de Ciências e 30 licenciandos. Os resultados revelaram o desenvolvimento de competências digitais relacionadas à criticidade, ética e responsabilidade, ampliando a consciência dos futuros professores sobre desinformação, privacidade, autoria e bem-estar digital. Conclui-se que a proposta oferece subsídios para a integração transversal da cidadania digital na formação inicial docente, contribuindo para práticas pedagógicas alinhadas às demandas da cibercultura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Shirley Ribeiro Carvalho, Universidade do Vale do Taquari

Doutora em ensino, linha de pesquisa recursos, ferramentas e tecnologias(UNIVATES,2025).Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates/Lajeado-RS(2016). Especialização pela Universidade Ceuma/ São Luís-MA em Planejamento e Gestão Estratégica de Recursos Humanos(2005). Especialização em Design Instrucional pela FACEL/Curitiba-PR(2012).Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão(2004). Atualmente é docente de cursos de graduação e pós graduação nas modalidades presencial e EaD. Analista de Pesquisa e Inovação no Uemanet/Uema. 

Rogério José Schuck, Universidade do Vale do Taquari

Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1992), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGENSINO da Univates, atuando também na docência junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE. 

Postado

11/12/2025

Como Citar

CIDADANIA DIGITAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA ACERCA DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA. (2025). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.13728

Série

Educação em Revista

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito