Preprint / Versão 1

PRIMEIRA INFÂNCIA, COTIDIANO E CURRÍCULO:REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ÉTICA APOIADA PELA ESTÉTICA

article.authors6a095357b3180

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.13110

Palavras-chave:

Abordagem de Reggio Emilia, Ateliê, Projetação, Documentação Pedagógica, Currículo Emergente

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o tema da cotidianidade como o lugar do currículo na creche e nas escolas de infância a partir da concepção de educação infantil proposta por Loris Malaguzzi (1920-1994, Itália), criador do que conhecemos como “Abordagem de Reggio Emilia”, dialogando com alguns conceitos freireanos. Sob a indagação do que pode ser (re)pensado a respeito de um currículo para a Educação Infantil no Brasil foi realizada uma pesquisa bibliográfica destacando os conceitos de cotidianidade, projetação, documentação pedagógica, ateliê, em comunhão aos conceitos freireanos de liberdade e boniteza, enquanto ética e estética de uma educação que favorece uma aprendizagem onde os conceitos são forjados pela infância e não por quem educa. Os resultados nos apresentam uma visão de educação enquanto formação e processo, para e com as crianças, contrapondo-se ao modelo de currículo construído em função de um produto.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Francine Alves dos Reis, Universidade São Francisco

Sônia Aparecida Siquelli, Universidade São Francisco

http://lattes.cnpq.br/7785849794300988

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR/SP, com pós-doutoramento em Educação, Filosofia e História da Educação, Instituições Escolares pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, SP. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação na Universidade São Francisco-USF/Itatiba, SP. Editora do Periódico Horizontes, USF, campus Itatiba, SP. Coordenadora da Comissão de Ética e de Integridade da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação-ANPED. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ética, Política e História da Educação Brasileira, GEPHEB- CNPQ. 

Postado

23/10/2025

Como Citar

PRIMEIRA INFÂNCIA, COTIDIANO E CURRÍCULO:REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ÉTICA APOIADA PELA ESTÉTICA. (2025). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.13110

Série

Ciências Humanas

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito