Preprint / Versão 1

Os desafios da implementação da Educação 5.0 na Educação Básica

article.authors6a0b6f29f05f8

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.10807

Palavras-chave:

Educação 4.0, Sociedade 5.0, competências socioemocionais, Tecnologias Digitais, formação docente

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar desafios relacionados à implementação da Educação 5.0 no contexto da Educação Básica. A Educação 5.0 é uma abordagem que integra tecnologias digitais e inteligência artificial para desenvolver competências essenciais para o século XXI. Os dados foram produzidos a partir de um grupo focal com sete professores de escolas públicas, em que foram discutidos os principais desafios da implementação da Educação 5.0. Estes dados foram estudados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin e organizados em três categorias e subcategorias. Os resultados mostram que, embora os docentes reconheçam o potencial das tecnologias digitais, eles enfrentam dificuldades para o uso pedagógico desses instrumentos e necessitam de formação continuada. Além disso, a falta de investimentos limita o avanço da Educação 5.0. Para os participantes da pesquisa, os desafios para a implementação da Educação 5.0  relacionam-se com o professor, o estudante e/ou a mantenedora.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Carla Denize Ott Felcher, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel e em Pedagogia (segunda licenciatura) pela Universidade Dom Bosco. Especialista em Educação Matemática pela UCPel , Especialista em Pedagogia Gestora com ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas da Rede de Ensino Univest - Santa Catarina e Especialista em Mídias na Educação pela UAB/UFPel. Mestra em Políticas e Gestão da Educação, CLAEH, Montevídeo. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECM/UFPel. Doutora em Educação em Ciências pela UFRGS. Pós-doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa. Professora no Departamento de Educação Matemática - DEMAT - IFM/UFPel, professora do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT e Chefe da Seção de Politicas Institucionais para EaD no NUPED (Núcleo de Políticas de EaD). Pesquisa principalmente sobre o Ensino de Matemática, Tecnologias Digitais, Formação de Professores, Educação a Distância e Educação 5.0.

David Matos Milhomens, https://orcid.org/0000-0002-3168-4914

Bibliotecário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Câmpus Garopaba. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT-IFSC), Especialista em Biblioteconomia e Gestão de Bibliotecas Escolares pela Faculdade ÚNICA (2020) e Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Editor-Chefe/Editor Gerente da Revista ACB. Editor Executivo da REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Tem experiência na área da Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Editoração Científica, Periódicos Científicos, OJS, Indexação, Biblioteca Escolar e Biblioteca Universitária.

Michelsch João da Silva, Instituto Federal de Educação

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008), especialização em Tecnologias do Ensino da Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010), especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016), especialização em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (2022) e mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente estudante do curso de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa. É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) - campus Garopaba - em regime de dedicação exclusiva. É pesquisador do grupo GENSQ - Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida e editor científico da REMAT, Revista Eletrônica da Matemática. Suas pesquisas estão voltadas para Educação 5.0, Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática e Produção de Vídeos de Matemática.

Postado

09/12/2024

Como Citar

Os desafios da implementação da Educação 5.0 na Educação Básica. (2024). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.10807

Série

Ciências Humanas

Avaliações

Nenhuma avaliação disponível

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito