Preprint / Versión 1

ENTRE LA MODERNIZACIÓN EDUCATIVA Y LAS REDES DE PODER: LA INTERIORIZACIÓN DE LOS GRUPOS ESCOLARES EN PARAÍBA (1916–1930)

article.authors6a86ebfb60ca5

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.17503

Keywords:

Instrucción Pública, Interiorización, Grupos Escolares

Resumen

Este trabajo analiza el proceso de interiorización de los grupos escolares en Paraíba entre 1926 y 1930, con énfasis en el Grupo Escolar Gama e Melo, en Princesa Isabel, considerado el primer grupo escolar del Sertão paraibano. La investigación se fundamenta en fuentes primarias y secundarias, como mensajes presidenciales, decretos, informes, artículos periodísticos y estudios sobre la historia de la educación y la política regional. A partir del diálogo con Pinheiro (2002), Souza (1998) y Lewin (1993), se examinan los criterios que orientaron la selección de los municipios beneficiados, considerando factores educativos, demográficos y políticos. Los resultados indican que la interiorización de los grupos escolares no respondió exclusivamente a las necesidades educativas de la población, sino que también estuvo vinculada a las relaciones de poder entre los municipios, las élites políticas locales y el gobierno estatal.

Downloads

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

Charya Charlotte Bezerra Advincula Advíncula, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Mestre e Doutora em Educação programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba. atualmente desenvolve pesquisa na área de História da Educação com ênfase em relação de poder, política e educação na Paraíba no período de 1920 a 1950. Foi tutora à distância do Curso de Matemática em EAD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Servidora efetiva do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Chyara Charlotte Bezerra Advíncula, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2006). Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Princesa Isabel. Tem experiência e desenvolve pesquisa na área de História e História da Educação, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: história, higienismo; teoria microbiana; teoria dos miasmas, modernização; saneamento, politécnica e urbanismo; discursos e representações dos intelectuais.

Johnatan Ferreira Marques do Vale, não se aplica

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e em Sociologia pela Uniasselvi (2021), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2013) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2018). Foi professor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba de 2021 a 2023. e do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2023-2024) - Campus Santa Cruz. Atualmente é professor substituto do Instituto Humanitas de Estudos Integrados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisador na área de sociologia da saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: curandeirismo, magia, controle social. Membro do NEABI do IFPB e do NEC, tendo integrando os projetos de extensão Eu Oléo para o Futuro e Escola sem Plástico.

Enviado

17/08/2026

Postado

19/08/2026

Cómo citar

ENTRE LA MODERNIZACIÓN EDUCATIVA Y LAS REDES DE PODER: LA INTERIORIZACIÓN DE LOS GRUPOS ESCOLARES EN PARAÍBA (1916–1930). (2026). In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.17503

Serie

Humanidades

Plaudit

Declaración de datos

  • Los datos de investigación están incluidos en el propio manuscrito