Preprint / Versión 1

O declínio do Nome-do-Pai e o mal-estar na contemporaneidade

article.authors6a2186005f114

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.16206

Keywords:

Nome-do-pai, Mal-estar, Psicanálise, Contemporaneidade

Resumen

Este artigo analisa o enfraquecimento da função do Nome-do-Pai e suas implicações no mal-estar contemporâneo, a partir da perspectiva da psicanálise freudo-lacaniana. As transformações sociais e culturais contemporâneas interferem diretamente na estrutura simbólica do sujeito, favorecendo o surgimento de novos modos de sofrimento psíquico. A pesquisa bibliográfica fundamenta-se em autores clássicos e contemporâneos da psicanálise. O objetivo do artigo é discutir a fragilidade crescente das referências simbólicas e suas consequências tanto para a clínica psicanalítica quanto para a sociedade.

Downloads

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marco Aurelio Jacob Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Marco Aurélio Jacob Pereira é Psicólogo Clínico, natural de Araçatuba – SP. Graduado pela Faculdade da Fundação Educacional (FAC/FEA), é Especialista em Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui aprimoramento e cursos de extensão na modalidade de Acompanhamento Terapêutico (AT). Atua com atendimento psicoterapêutico a adolescentes e adultos, nas modalidades presencial e on-line.

Tiago de Fraga Gomes Fraga Gomes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor e atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCRS, com uma trajetória marcada por uma sólida formação internacional, prêmios de excelência e atuação.

Seus estudos integram a Teologia Sistemática e a interface entre religião e psicanálise. 

Postado

03/06/2026

Cómo citar

O declínio do Nome-do-Pai e o mal-estar na contemporaneidade. (2026). In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.16206

Serie

Humanidades

Plaudit

Declaración de datos

  • Los datos de investigación están incluidos en el propio manuscrito