Preprint / Versión 1

ESTIMULAÇÃO DOS BEBÊS: DESENVOLVIMENTO HUMANO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

article.authors6a0b7cca7c833

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.10428

Keywords:

Estimulação dos bebês, Desenvolvimento humano, Perspectiva Histórico-cultural

Resumen

Estimular os bebês desde o seu nascimento é fundamental para o seu desenvolvimento psicomotor, intelectual, afetivo e social. É na primeira infância que os bebês desenvolvem o conhecimento sobre si, sobre o mundo, sobre a natureza, a partir das relações que estabelecem com os outros e com o meio social. O presente artigo discute a relevância da estimulação dos bebês. Parte da problemática: o que compreendem as produções acadêmicas acerca da relevância da estimulação para o desenvolvimento dos bebês? Objetiva compreender a relevância da estimulação no processo do desenvolvimento dos bebês. Trata-se de um estudo teórico e bibliográfico e assume como interface a perspectiva teórica e metodológica dialética para a compreensão do desenvolvimento humano. Do ponto de vista procedimental orienta-se referenciado na Análise Temática (AT) proposta por Braun e Clarke, para ler, analisar e interpretar os temas prévios estabelecidos: estimulação precoce e estimulação e desenvolvimento dos bebês. A reflexão reconhece a centralidade da estimulação dos bebês, por meio das interações e brincadeiras, razão pela qual os espaços e tempos das creches, dirigidos aos bebês, se fazem fundamentais para o seu desenvolvimento.

Downloads

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ivane Beatriz Martins, Community University of Chapecó Region - Unochapecó

Graduada em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, em 1998. Pós-graduada em Nível de Especialização em Educação, na Universidade do Oeste de Santa Catarina (em 2000). Pós-graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, na Faculdades Integradas do Vale do Ribeira, SP (em 2001). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado – UNO – Chapecó/SC. Membro do Grupo de Pesquisa Diversidades, educação inclusiva e práticas educativas.

Postado

12/11/2024

Cómo citar

ESTIMULAÇÃO DOS BEBÊS: DESENVOLVIMENTO HUMANO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. (2024). In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.10428

Serie

Humanidades

Plaudit

Declaración de datos

  • Los datos de investigación están incluidos en el propio manuscrito