Preprint / Version 1

THE FISSURES BETWEEN BEING AND MUST BE: SELF-REFLECTIONS FROM A PHYSICAL EDUCATION TEACHER

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3305

Keywords:

experience, physical education, critical social theory

Abstract

RESUMO:Desde a década de 1980 existe um certo fascínio pela temática do professor reflexivo / pesquisador. Pouco se diz, entretanto, que essa discussão faz parte de outra mais ampla, que critica o positivismo e a racionalidade. Seguindo a tradição da Teoria Social Crítica, alguns pressupostos teórico-metodológicos foram discutidos para, em seguida, refletir sobre a prática docente e o contexto escolar em que esta autora está inserida. A violência e a indiferença inerentes ao processo civilizatório, do qual a educação faz parte, e o enfrentamento das contradições entre o ser do professor e o “deve ser” como antídoto à reprodução da barbárie, aparecem como temas centrais. Foi feita a utilização de registros e memórias do período de iniciação à docência e inserção no ambiente de trabalho (anos 2019 e 2020), com atenção ao meu fazer docente e latente “professor deve ser” no cotidiano escolar, em suas interligações com aspectos sociais e culturais. No trabalho de elaboração (cognitiva e afetiva) da experiência, a pouca racionalidade prevalecente no espaço escolar foi um dos pontos-chave da análise, revelando-se, entre outros: a insistência na retórica e nos postulados educacionais, em detrimento da negação realidade; o predomínio do princípio da competição, principalmente entre pares e com singularidades que dizem respeito às questões de gênero; e a dificuldade de enfrentamento da violência nas aulas de educação física. Finaliza com algumas notas sobre a autorreflexão do professor, especialmente a urgência de que o princípio ético-político se sobreponha a objetivos meramente instrumentais / performáticos nesse processo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Beatriz Staimbach Albino, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (com estágio doutoral realizado na Université de Strasbourg, França). Licenciada e Mestre em Educação Física pela mesma instituição. Foi bolsista de Iniciação Científica (CNPQ-PIBIC), CNPq (Mestrado) e CAPES (Doutorado e UAB). É professora do Colégio de Aplicação da UFSC. Atuou entre os anos de 2003 e 2014 como membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC). Tem conhecimento na área de Educação, com ênfase em Educação do Corpo e Fundamentos da Educação. Tem interesse e atua principalmente nos seguintes temas: indústria cultural, pedagogias do corpo, corpo feminino, culto do corpo e biopolítica.

Posted

12/07/2021

How to Cite

THE FISSURES BETWEEN BEING AND MUST BE: SELF-REFLECTIONS FROM A PHYSICAL EDUCATION TEACHER. (2021). In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3305

Section

Human Sciences

Plaudit