LESÕES SERRILHADAS SUPERFICIAIS NAS FASES INICIAIS SÃO HIPERPLÁSICAS OU LESÕES SÉSSEIS SERRILHADAS?
DOI:
https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.8352Keywords:
Neoplasias colorretais, Adenocarcinoma, Cólon, RetoResumo
RACIONAL: Pelo menos 20% dos adenocarcinomas colorretais surgem através de lesões serrilhadas e estudá-los em estágios iniciais é importante na prevenção.
OBJETIVO: Analisar e comparar as características endoscópicas e histopatológicas de lesões superficiais serrilhadas em estágios iniciais, maiores que 5 mm de comprimento, completamente ressecadas durante colonoscopias e classificadas.
MÉTODO: Estudo retrospectivo e observacional avaliando 12.653 exames de colonoscopia, onde foram selecionados 217 casos submetidos às ressecções endoscópicas de lesões superficiais serrilhadas medindo mais de 5 mm de diâmetro, abordados quanto à localização anatômica, achados endoscópicos, tamanho médio das lesões, idade média, sexo e resultado anatomopatológico.
RESULTADOS: Houve 2 grupos, G1 e G2. O G1 apresentou 126 lesões hiperplásicas (HL) e o G2 91 lesões serrilhadas sésseis. A localização anatômica foi 57,9% proximal e 42,1% distal no G1 e 94,5% e 5,5% respectivamente no G2. No G1, o tipo 0-IIa foi encontrado em 26,2% e o espalhamento lateral em 73,8%; no G2, 15,4% e 84,6%, respectivamente. O tamanho médio das lesões G1 foi de 15,4 mm e G2 de 16,7 mm. A média de idade do G1 foi de 62,6 anos e do G2, 63,5 anos. As mulheres predominaram no total de pacientes. Não foram observados adenocarcinomas invasivos nos 2 grupos.
CONCLUSÕES: Lesões serrilhadas superficialmente elevadas, medindo mais de 5 mm e ressecadas por colonoscopia, eram hiperplásicas (58%). O HL foi observado em todo o cólon e reto e o SSL foi predominantemente no cólon proximal. HL não apresentou displasia e SSL sim. Não foram observados adenocarcinomas invasivos na submucosa.
Downloads
Métricas
Postado
Como Citar
Série
Copyright (c) 2024 Matheus Degiovani , Osvaldo Malafaia, Artur Adolfo Parada , Fernando Issamu Tabushi , Marcos Fabiano Sigwalt , Paulo Afonso Nunes Nassif , Luiz Martins Collaço, Cláudio Luciano Franck
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Plaudit
Declaração de dados
-
Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito