O preprint foi publicado em outro meio.
DOI do preprint publicado https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.8266
Preprint / Versão 1

DOCÊNCIA E TECNOLOGIA DURANTE A PANDEMIA: QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS E METODOLÓGICAS A PARTIR DE MAX WEBER

article.authors6915f367c1753

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.8266

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Trabalho docente, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ciência como Vocação

Resumo

Passada a pandemia da COVID-19, cuja uma das marcas deixadas na educação foi o uso emergencial das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), nos deparamos com a necessidade de estabelecer um referencial teórico a partir de um olhar dos clássicos das ciências sociais. Desta forma, este estudo se propõe a localizar um arcabouço epistemológico e metodológico que oriente a análise das implicações do uso das TDIC pelo docente nesse período, com base nos escritos de Max Weber, especificamente no texto “Ciência como Vocação”. Esta escolha deveu-se ao individualismo metodológico que o diferencia de visões mais estruturais dos fundadores da sociologia. Promoveu-se, portanto, um estudo dedicado da obra, incluindo a leitura de várias traduções da mesma, para dirimir dúvidas de interpretação, dada a complexidade do texto. Em posse desses conhecimentos, partiu-se para o refinamento e recorte do escopo da pesquisa, cuja área de observação se encontra nas séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Campo Grande-MS. Resultou que localizamos em Weber questões relacionadas à especialização, intuição, sentido e paixão e, a partir desses conceitos, chegou-se a um modelo, que iniciando-se quantitativo, evolui para uma análise qualitativa de sentido e significado, ou seja, o que iniciou com uma visão mais técnica e focada na tecnologia, migrou gradativamente para o agente da ação: o professor e suas especificidades como profissional, considerando sua vocação para resolver os problemas com maior ou menor grau de dificuldade, conforme o domínio das TDIC que possuía na ocasião da pandemia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Geovane Ferreira Gomes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Paranaíba, MS

Possui doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos, tendo sido bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) junto à Universidade Federal de São Carlos e University of Chicago. É Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário da FEI (1987). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia das Organizações, Conflito Organizacional, Sociologia da Tecnologia, Sociologia da Ciência, Educação CTS, Sociologia da Educação. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), lecionando nos cursos de Ciências Sociais, Direito e Pedagogia na Unidade Universitária de Paranaíba.

Postado

25/04/2024

Como Citar

DOCÊNCIA E TECNOLOGIA DURANTE A PANDEMIA: QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS E METODOLÓGICAS A PARTIR DE MAX WEBER. (2024). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.8266

Série

Ciências Humanas

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito

Plaudit