O preprint foi publicado em um periódico como um artigo
DOI do artigo publicado https://doi.org/10.54033/cadpedv22n1-202
Preprint / Versão 1

ESTRATÉGIAS CARIOCAS DE ENSINO NA PANDEMIA: DIÁLOGOS COM A GESTÃO ESCOLAR

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.7601

Keywords:

Gestão escolar, pandemia, burocracia de nível de rua

Resumo

O estudo objetiva discutir algumas estratégias utilizadas em uma escola pública municipal carioca para enfrentar os desafios da pandemia na educação escolar a partir do fechamento total das escolas no ano de 2020 até sua reabertura em 2022. Utiliza-se a teoria Street-level Bureaucracy lipskyana para contextualizar a ação discricionária da gestão escolar como burocrata de nível de rua que, na prestação do serviço público, ressignificam e fazem a política ao observarem as orientações expressas no alto escalão (Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação), à medida que buscam responder às demandas da comunidade escolar. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a gestão da escola, que foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva, categorizadas e interpretandas. Os resultados revelam antigos desafios reescritos pelo contexto pandêmico e provocações que exigem a atuação da gestão, salientando a importância da observação desses agentes implementadores no nível de rua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elisangela da Silva Bernado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisadora do Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral – Neephi e líder do Grupo de Pesquisas Políticas, Gestão e Financiamento da Educação – Pogefe.

Amanda Moreira Borde, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio e pesquisadora do Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral – NEEPHI e do Grupo de Pesquisas Políticas, Gestão e Financiamento da Educação – POGEFE.

Postado

06/12/2023

Como Citar

Guimarães, T. C. de A., Bernado, E. da S., & Borde, A. M. (2023). ESTRATÉGIAS CARIOCAS DE ENSINO NA PANDEMIA: DIÁLOGOS COM A GESTÃO ESCOLAR. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.7601

Série

Ciências Humanas

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito