Preprint / Versão 1

DISPUTA DISCURSIVA DO AGRONEGÓCIO NO FACEBOOK: UMA ABORDAGEM SOCIOCOGNITIVA

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.7018

Keywords:

agronegócio, disputa discursiva, mídia social, Facebook, análise de redes sociais

Resumo

Este trabalho se debruça sobre o debate público em plataformas de mídias sociais que abordam questões ambientais no Brasil. Tem o objetivo de mapear e analisar os mecanismos de conceptualização que orientam a construção dos significados subjacentes à disputa discursiva envolvendo a temática do agronegócio em links de notícias que circulam no Facebook (Meta, Inc.). Com base em ferramentas metodológicas de análise de redes sociais on-line (Ruediger, 2017), procede-se à elaboração de uma sintaxe de busca (Dienstbach et al., 2021) relativa ao tema do agronegócio e à sua execução na aplicação CrowdTangle (Meta, Inc.). Com isso, identificaram-se cerca de 3,1 mil postagens feitas em português, em páginas e grupos públicos do Facebook, entre 1º de janeiro e 1º de fevereiro de 2023. A partir disso, analisam-se as possíveis relações entre as regularidades textuais das postagens e aspectos discursivos ‒ relativos a fatores social, histórico e político ‒ atrelados a essas regularidades, a partir do acervo teórico e analítico de uma abordagem sociocognitiva da linguagem e do discurso (Langacker, 1987; Wodak, 2006; Van Dijk, 2017). Resultados mostram que links de notícias que circulam no Facebook conceptualizam, na sua maioria, o agronegócio sob um viés pautado pelo sucesso da produção e pelo lucro. A persistência em cifras numéricas sustenta modelos cognitivos de ECONOMIA em crescimento e de FOME em decrescimento. Outro dado frequente é a VILANIZAÇÃO da gestão do ex-presidente Bolsonaro (PSL) e seus ministros, através de ações alegadamente sigilosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dalby Dienstbach Hubert, Fundação Getulio Vargas

Dalby Dienstbach é doutor em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professor adjunto da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI) e pesquisador do DAPP Lab, nessa instituição.

Polyana Barboza, Fundação Getulio Vargas

Polyana Barboza é mestra em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), professora assistente da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI) e pesquisadora do DAPP Lab, nessa instituição.

Postado

03/10/2023

Como Citar

Cordeiro, M., Hubert, D. D., & Barboza, P. (2023). DISPUTA DISCURSIVA DO AGRONEGÓCIO NO FACEBOOK: UMA ABORDAGEM SOCIOCOGNITIVA. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.7018

Série

47º Encontro Anual da ANPOCS

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito

  • Os dados de pesquisa estão disponíveis sob demanda, condição justificada no manuscrito