O preprint foi submetido para publicação em um periódico
Preprint / Versão 1

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E IMAGEM CORPORAL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5668

Keywords:

Educação, Corporeidade, Identidade Corporal, Teoria Sociocultural, Escolares

Resumo

Este estudo objetiva analisar interfaces entre a Educação Física Escolar, imagem corporal e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir da análise crítica deste documento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória por análise documental, cuja análise de conteúdo categorial semântica fora utilizada para a análise de dados. Considerando a BNCC, destaca-se a ausência do termo “imagem corporal”, o que representa que o documento não demarca epistemologicamente o construto. Considerando somente as partes específicas relacionadas às etapas da Educação Básica e à Educação Física, foram encontrados 75 trechos no documento que, embora não citem diretamente o termo imagem corporal, possuem relação com o construto. Esses foram selecionados, analisados e agrupados em quatro categorias: (1) Apresentação, Introdução e Estrutura da BNCC; (2) Educação Infantil; (3) Ensino Fundamental; (4) Ensino Médio. As categorias elencadas permitem a compreensão do “se” e “como” o documento apresenta possibilidades de subsídio para a inserção da temática da imagem corporal nas aulas de Educação Física. Os principais resultados evidenciam que há diferentes trechos nas principais seções de interesse da BNCC que dialogam com a imagem corporal no contexto da Educação Física Escolar. Todavia, esses são apresentados de forma tímida e restrita, de modo ser possível afirmar que a BNCC é um documento limitado em relação a uma temática de tamanha complexidade na formação humana quanto a analisada neste estudo. Portanto, é de fundamental importância que professores(as), sobretudo, de Educação Física, estejam atentos à imagem corporal, suas implicações no ambiente escolar e sua importância no desenvolvimento do(a) aluno(a).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vitor Alexandre Rabelo de Almeida, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduado em Licenciatura em Educação Física (UFRRJ). Mestrando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares(PPGEDUC/UFRRJ). Bolsista CAPES- Demanda Social. 

Felipe Machado Huguenin, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/ Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC/UFRRJ). Mestre em Ciências com ênfase em Engenharia Biomédica (COPPE-UFRJ, 2011). Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física (UERJ, 2005). 

Fabiane Frota da Rocha Morgado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/ Professora Adjunta do Departamento de Educação Física e Desportos do Instituto de Educação (UFRRJ).

Professora Adjunta do Departamento de Educação Física e Desportos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ). Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). Graduou-se em Licenciatura Plena em Educação Física (UFRRJ) - (2004).

Postado

03/03/2023

Como Citar

Almeida, V. A. R. de, Huguenin, F. M., & Morgado, F. F. da R. (2023). EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E IMAGEM CORPORAL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR . In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5668

Série

Ciências Humanas

Plaudit