Preprint / Version 1

THE PERMANENCE OF MIGRANT STUDENTS IN HIGHER EDUCATION AND THE HOUSING PROGRAM AT UFC

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5386

Keywords:

higher education, student assistance, student housing, student permanence

Abstract

This article addresses the permanence of migrant students in higher education based on a research carried out at the Federal University of Ceará. The purpose of the study consisted in understanding the students' perspectives regarding the repercussion of student assistance actions on their academic trajectories. In methodological terms, it was characterized by a qualitative approach, with a descriptive focus. To this end, the data collected in interviews with students assisted by the Housing Program was analyzed, as well as documentary and bibliographic research. The results point to the relevance of the student assistance policy, especially the actions of the Housing Program, for the permanence and completion of graduation, according to the reports of the interviewed students, in addition to having a positive impact on social and emotional aspects. This research will enable contributions in the practical field of student assistance policy as it subsidizes the interventions of professionals working in the area, in addition to the production of studies on the subject.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Francisca Rejane Bezerra Andrade, State University of Ceará

Profa. do Curso de Serviço Social - UECE Coordenadora do Doutorado em Políticas Públicas - UECE Profa. do Programa de Pós-Graduação em Educação - UECE Profa. do Programa de Pós-Graduação em  Políticas Públicas - UECE Líder do Grupo de Estudos em Políticas Públicas e Exclusão Social (GEPPES) Coordenadora do Observatório Juventude, Educação Profissional e Trabalho (JEPTRA)  

Posted

01/19/2023

How to Cite

Nunes, I., & Andrade, F. R. B. (2023). THE PERMANENCE OF MIGRANT STUDENTS IN HIGHER EDUCATION AND THE HOUSING PROGRAM AT UFC. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5386

Section

Human Sciences

Plaudit

0 Rapid PREreviews
1 Full PREreviews
1 Request

Full PREreviews

Elaine Gonçalo Bento

More

PARECER CONSTRUTIVO DE PREPRINT SCIELO Elaborado durante a disciplina -Editoração e publicação de artigos na área de Educação TÍTULO DO ARTIGO: A permanência de estudantes migrantes no Ensino Superior e o Programa de Moradia na UFC

 Autoria: Ilanna Nunes; Francisca Rejane Bezerra Andrade

 Submetido em:04/01/2023    Postado em: 19/01/2023

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

1. CONTEÚDO/TEMA ABORDADO

O título do artigo retrata adequadamente o conteúdo/tema abordado?

 Sim. O título é claro e direto, destacando claramente o tema principal da pesquisa. Este aborda uma questão socialmente relevante, a permanência de estudantes migrantes no Ensino Superior, e destaca a importância do programa de moradia na UFC como um fator potencialmente influente nesse contexto.

O conteúdo/tema abordado é relevante em termos da pesquisa na área e está bem justificado?

Sim. O tema oferece uma contribuição significativa para o campo da Sociologia da Educação ao explorar sobre os impactos do Programa de Moradia Estudantil da Universidade Federal do Ceará (UFC) nas trajetórias acadêmicas de jovens das classes populares, oriundos de cidades de pequeno porte da região norte do estado do Ceará. A justificação conceitual é clara, e a pesquisa se baseia em conceitos fundamentais relevantes definidos pelas abordagens dos autores Pierre Bourdieu e Bernard Lahire e de autores que investigam sobre as desigualdades educacionais no âmbito do acesso e permanência no Ensino Superior. Os achados apontam a relevância da Política de Assistência Estudantil, em especial as ações do Auxílio Moradia, para a permanência e conclusão da graduação, conforme os relatos dos estudantes entrevistados, além de repercutir positivamente quanto aos aspectos sociais e emocionais. E têm implicações no campo prático da Política de Assistência Estudantil à medida que subsidiar as intervenções dos profissionais que trabalham na área, além da produção de estudos sobre o tema formação acadêmica e validam a relevância do estudo em termos de democratização do acesso e da permanência nas instituições públicas federais.

As questões de pesquisa estão claramente formuladas?

Sim. A questão está diretamente relacionada ao tema da pesquisa. Abordam aspectos específicos a serem explorados, e é formulada de maneira clara e precisa, no que condiz ao acesso e permanência de jovens a um curso de nível superior, os autores partem da questão de que os estudantes se deparam prontamente com elementos constitutivos e essenciais para a existência: manutenção da moradia/alimentação.

O referencial teórico é pertinente ao conteúdo/tema abordado e às questões de pesquisa?

Sim. O referencial teórico é abrangente, abordando de maneira sólida os principais conceitos relacionados à permanência de estudantes migrantes.

2. DESIGN /MÉTODOS                                                                           

A metodologia, procedimentos e organização são apropriados?

 Sim. A metodologia, apresenta os procedimentos e dados utilizados na pesquisa, participaram da pesquisa jovens universitários integrantes do Auxílio Moradia do Campus Sobral no ano de 2020, que concederam entrevistas acerca da sua própria experiência de vida. Foi realizada a análise dos dados coletados em entrevistas com parte dos discentes atendidos pelo Programa de Auxílio Moradia, bem como pesquisas documental e bibliográfica.  Portanto, a escolha da metodologia é apropriada para responder aos objetivos propostos no estudo de maneira ética e confiável.

As figuras, tabelas, gráficos são pertinentes às argumentações apresentadas?

O artigo não apresenta uma representação visual dos dados.

A metodologia apresentada é coerente com o referencial teórico e com as questões de pesquisa?

 Sim. Em termos metodológicos, caracterizou-se pela abordagem qualitativa, com enfoque descritivo. Utilizou-se a pesquisa documental  com a coleta das informações socioeconômicas nos formulários de inscrição de todos os participantes do Auxílio Moradia (330 estudantes) no Campus Sobral, assim como de seus familiares, construindo uma caracterização mais ampla do perfil desses usuários; a bibliográfica e de campo, está última realizada a partir do levantamento de dados socioeconômicos e a feitura de entrevistas semiestruturadas com discentes de cada curso de graduação, totalizando oito estudantes, a respeito do percurso escolar; condição universitária; condições socioeconômicas; e perspectivas sobre o Auxílio Moradia.

Os dados apontam a relevância da Política de Assistência Estudantil enquanto mecanismo para garantir o direito social à educação, essa está alinhada com as teorias e conceitos apresentados no referencial teórico.  Portanto, a metodologia apresentada é coerente com o referencial teórico, pois permite a compreensão do leitor a respeito de especificidades nas trajetórias dos estudantes e em relação com a origem familiar e com as experiências na universidade.

Questões éticas foram contempladas?

Parcialmente. É informado em uma nota de rodapé sobre o uso do conjunto de dados disponibilizados pela Equipe de Assistência Estudantil do Campus Sobral, contudo não há informações se compartilhamento dos dados são abertos, e nem é explicitada as questões éticas que envolveram a aplicação das entrevistas semiestruturadas, como consentimento livre e esclarecido dos sujeitos, direito do anonimato e da revisão ética por parte de um comitê de ética institucional.

3. RESULTADOS E ANÁLISE DE DADOS                                         

A análise tem por base a fundamentação teórica apresentada?

Sim.Os resultados da análise são interpretados à luz das teorias discutidas de maneira consistente, objetiva, precisa e em sequência lógica.

A análise são apresentadas evidências suficientes para dar suporte aos resultados?

Sim.  A análise está apoiada por evidências sólidas que respaldam os resultados apresentados.  A discussão é robusta, conectando efetivamente os resultados aos objetivos propostos.

4. CONCLUSÕES E IMPLICAÇÕES                                                   

As conclusões estão bem ancoradas nos resultados apresentados?

Sim. A conclusão resume eficazmente os principais achados, retomando as hipóteses, a pergunta de pesquisa, bem como são apresentadas as limitações do estudo. Os autores destacaram a importância do Programa de Auxílio Moradia na UFC para a permanência de estudantes migrantes. Os resultados apontam para insuficiência de vagas no Programa de Moradia no Campus Sobral, as vagas destinadas não conseguem suprir nem metade das solicitações, acarretando uma quantidade significativa de estudantes que não tem direito a usufruir das ações de assistência estudantil para moradia. Apesar deste ponto, constatou-se a que há repercussões satisfatórias para os discentes atendidos pelo Programa, principalmente as relacionadas ao quesito moradia.

Respondem adequadamente às questões propostas?

Sim. Os autores respondem adequadamente às questões propostas, o estudo propicia importantes dados para subsidiar futuras intervenções de gestores e profissionais da educação que atuam na área da assistência estudantil, influenciando o planejamento e tomada de decisões. Portanto, contribui para investigações futuras e implementação de Políticas Públicas de assistência Estudantil como foco no acesso e permanência no Ensino Superior.

Incluem recomendações para a área?

Sim. Os autores ressaltam que é preciso considerar que os obstáculos vivenciados pelos estudantes não se resumem somente à garantia de moradia, ao passo que ao longo da jornada universitária vão surgindo e reatualizando outras desigualdades, dentro e fora da universidade, estes focalizaram a uma validade interna no contexto do Campus Sobral, impedindo generalizações. Apresentam sugestões para trabalhos futuros, no sentido de ampliar as investigações, principalmente para contextos de campi localizados no meio rural e entre estudantes negros/as e indígenas, realizando aproximações ou distanciamentos entre as trajetórias acadêmicas entre os grupos.

As conclusões são comparadas com as de outros trabalhos no mesmo domínio, disponíveis na literatura?

Sim. As conclusões são comparadas com estudos anteriores na área. Isso contribui para contextualizar os resultados e a identificar consistências ou discrepâncias.

5. FORMATAÇÃO                                                                                   

O resumo apresenta informações claras e concisas?

 Sim. O resumo fornece uma visão geral clara e concisa do estudo, abordando os objetivos, os métodos utilizados, resultados e conclusões. Este destaca a relevância do tema para a compreensão do teor do trabalho sem precisar recorrer à sua leitura integral. As palavras-chave facilitam a recuperação eficiente do conteúdo do artigo para os leitores, o que contribui para indexação em base de dados nacionais e internacionais. Logo, apresentam a tradução do resumo e das palavras-chaves em língua inglesa e espanhola, promovendo a socialização do conhecimento aberto internacionalmente. Por fim, já no resumo é possível classificar o tipo de trabalho, ou seja, artigo empírico.

O artigo apresenta uma linguagem adequada?

Sim. O artigo segue uma estrutura lógica, com uma introdução clara, desenvolvimento organizado, análise de resultados e conclusões. Redação gramaticalmente correta, uma linguagem clara e objetiva que propicia fluência do texto (coerência na argumentação, clareza na exposição das ideias, concisão). As citações e referências seguem as normas de estilo apropriadas das Normas ABNT. A fonte de todas as informações é devidamente creditada.

As figuras, tabelas, gráficos apresentam qualidade satisfatória para a publicação?

O artigo não apresenta representação visual dos dados, com uso de figuras, tabelas e gráficos.

A bibliografia é pertinente?

Sim. As referências estão formatadas corretamente e são pertinentes ao tema da Sociologia da educação, com a inclusão de estudos recentes que contribuem de maneira significativa para o embasamento teórico do artigo.

Sugestão de bibliografia para leitura:

SOUSA, Letícia Pereira de. A moradia estudantil no processo de afiliação e integração à vida acadêmica.2020. 374f.Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

Link: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/32705

O artigo pode ser reduzido significativamente sem perda de clareza?

Sim. O artigo pode ser reduzido significativamente sem perder clareza, este divulga resultados de uma pesquisa original inédita. A redação é clara e bem estruturada, apresenta introdução, objetivos, material e métodos, resultados e conclusões. Recomenda-se que antes de realizar cortes significativos, faça uma revisão cuidadosa para garantir que a essência do trabalho seja preservada e que a coerência e clareza sejam mantidas.

MÉRITO DO TRABALHO:

 O texto apresenta o resultado de uma pesquisa em nível de mestrado defendida em 2021, desenvolvida no campo da Sociologia da Educação que teve como objetivo refletir sobre os impactos do Programa de Moradia Estudantil da Universidade Federal do Ceará (UFC) nas trajetórias acadêmicas de jovens das classes populares, oriundos de cidades de pequeno porte da região norte do estado do Ceará.

Inicialmente, realizou-se a coleta das informações socioeconômicas nos formulários de inscrição de todos os participantes do Auxílio Moradia (330 estudantes) no Campus Sobral, assim como de seus familiares, construindo uma caracterização mais ampla do perfil desses usuários. Posteriormente, foram empreendidas entrevistas semiestruturadas com discentes de cada curso de graduação, totalizando oito estudantes, sendo quatro homens e quatro mulheres cisgêneros, de acordo com a autoidentificação informada, dos quais boa parte de orientação heterossexual. O uso do instrumento metodológico a entrevista semiestruturadas foi com a finalidade de abordar dimensões das trajetórias desses estudantes, como: percurso escolar; condição universitária; condições socioeconômicas; e perspectivas sobre o Auxílio Moradia.  A articulação feita entre o ponto de vista dos sujeitos de pesquisa e a base teórica utilizada, permitiu que o leitor se inserisse no contexto investigado com muita facilidade. O estudo empírico está muito bem escrito e levanta, mais uma vez, as fragilidades dos sistemas de ensino do país.

Os autores apresentam um referencial teórico robusto e aprofundado sobre as desigualdades educacionais, principalmente acerca do contexto brasileiro, bem como um breve histórico a respeito das reformas no Ensino Superior das duas últimas décadas e pontuam as ações de Assistência Estudantil na universidade da UFC, do processo de interiorização e da condição dos estudantes que precisam mudar para a sede dos seus cursos.

Considera-se a análise pertinente no que concerne a permanência dos estudantes oriundos das classes populares sistemas de ensino e o papel do Programa de Moradia na promoção da permanência.  O campo predominante é a da Sociologia da Educação e a pesquisa traz uma excelente reflexão sobre o objeto proposto, levando o leitor a se inteirar de dados muito significativos a serem considerados pelos sistemas de ensino no país. A abordagem é crítica e as análises nos remetem à função social da escola como um todo em um contexto de muita fragilidade na educação brasileira. As considerações de uma forma geral articulam a fala dos sujeitos com a realidade brasileira, trazendo análises muito significativas.

Os resultados têm implicações importantes para a discussão sobre as desigualdades educacionais no Ensino Superior e a formulação de políticas educacionais no que condiz a promoção da permanência de estudantes migrantes no Ensino Superior. Além disso o estudo tem um impacto direto na comunidade local da UFC, fornecendo informações que podem melhorar as condições de vida e a experiência acadêmica dos estudantes migrantes, com o aprimoramento do Programa de Moradia da instituição. Acredito que a pesquisa contribui significativamente para o avanço do conhecimento na área, e quaisquer revisões sugeridas seriam de natureza mínima. Com algumas melhorias pontuais, o artigo pode enriquecer ainda mais o conhecimento na área, recomenda-se, que sejam explicitadas as questões éticas em pesquisa envolvendo seres humanos, como determina a Resolução do Conselho Nacional de Saúde – CNS nº 466/12   e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD (Lei nº. 13.709, de 2018).

Competing interests

The author declares that they have no competing interests.

Less

View on the PREreview website