Preprint / Versão 1

A ATENÇÃO A SI E AO OUTRO NA EXPERIÊNCIA DE CRIANÇAS AUTISTAS COM O JOGO AVENTURA ESPACIAL

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5182

Keywords:

Processos da atenção, Transtorno de espectro autista, Interação, Saúde mental, Jogos digitais

Resumo

Este trabalho analisa como as crianças com transtorno de espectro autista atualizam modos de atenção a si e as formas de interação na experiência direta em que brincam com os jogos construídos para a saúde mental. A pesquisa é qualitativa, na forma da pesquisa-intervenção e os procedimentos metodológicos envolvem a organização com acompanhamento de oficinas de jogos e a análise de autonarrativas dos participantes. O contexto da experiência envolveu crianças que são atendidas no Centro de Atenção Psicossocial Infantil, localizado na cidade de Mossoró-RN e seus familiares, integrantes do Programa Oficinando em Rede da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Como instrumentos, destacamos o diário de bordo da pesquisadora, a transcrição de autonarrativas gravadas nos encontros com familiares e com as crianças, filmagens de oficinas com as crianças, para posterior observação dos modos de coordenar processos interativos no fazer direto dos pesquisadores com o emprego do jogo aventura espacial. Oficinas se colocam como ferramenta de pesquisa, ao possibilitar a construção de uma experiência que favorece a atualização de processos cognitivos e de subjetivação, aprendizagem e cuidados no percurso e convivência com sujeitos que apresentam o transtorno de espectro autista. Como resultados, pudemos compreender que a interação e o brincar com o jogo Aventura Espacial favoreceu a emergência de processos interativos e a comunicação de crianças diagnosticadas com autismo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karla Rosane do Amaral Demoly, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Pós Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Filosofia e História da Educação. - Universidade do Minho - Braga PT.

Formação em Biologia do Conhecimento e biologia Cultural - Instituto Matriztica - Santiago do Chile.
Drª em Informática na Educação pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação - UFRGS - Porto Alegre/RS/Brasil com Doutorado Sandwich no Laboratoire Anthropologie de l'Écriture na EHESS - Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris/France.
Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFRGS

Docente do Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições - UFERSA.
Coordenadora do Programa Oficinando em Rede de Mossoró: linguagens, artes e tecnologias promovendo cuidado e aprendizagem na saúde mental e na educação inclusiva. Ações de extensão, pesquisa e ensino. UFERSA.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3609545420379153

Jordanya Reginaldo Henrique, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui formação e licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2016). Atua como Psicóloga Clínica, atendendo ao público infanto-juvenil, adulto e idoso com a abordagem psicanalítica. Especialista em Psicopedagogia institucional e clínica pela Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ-2019) Especialista em Intervenção Precoce no Autismo- Método DENVER- pela CBI-OF MIAMI (2020) Mestre em Cognição, Tecnologias e Instituições pela Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA-2019).

Rafael de Almeida Rodrigues, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Estudante bolsista CNPq do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação {2019} com base na parceria entre a Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Universidade Estatual do Semi-Árido, Graduado em Ciências da Computação (2016) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Desde 2012 é integrante do Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software - NTES. Também, desde 2013 é integrante do Programa de Extensão Rede de Oficinandos na Educação e na Saúde. Tem experiência nos seguintes temas: tecnologias, adaptação dinâmica em jogos digitais e saúde mental.

Yákara Vasconcelos Pereira, Universidade Federal de Pernambuco

Atualmente sou Professora Adjunta (UFPE), Vice-chefe do Departamento de Ciências Administrativas da UFPE e docente do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo - PPHTUR/UFPE (mestrado) e Mestrado Profissional em Administração (MPA). Tenho doutorado (2012- bolsista CAPES), mestrado (2006- bolsista) e graduação (2002) em Administração (UFPE). Estive como professora permanente do mestrado acadêmico em Ambiente, Sociedade e Tecnologia da UFERSA, atuei como vice-chefe do Departamento de Mídias Digitais da UFPB (em 2018), participei da implementação do curso na vice-coordenação do mestrado acadêmico do Programa de Pós-graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI - nota 4) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2016-2017) e fui professora permanente de 2016 a 2019, coordenei a especialização em Gestão Estratégica de Serviços (2015-2016) a qual estive como fundadora do curso, assim como coordenei a graduação em Administração (UFERSA), entre 2012 e 2014 (quando liderei a mudança e atualização do projeto pedagógico do curso). Obtevive experiência profissional ao trabalhar numa multinacional francesa (Accor Hotels) e em diferentes instituições de ensino (UFPB, UFERSA, UERN, Faculdade Mater Christi, FBV, ESUDA, FUNESA e Senac-Recife). Sou membro de Grupos de Pesquisa do CNPq. Investigo principalmente os seguintes temas: empreendedorismo internacional, administração estratégica, turismo e hotelaria. Possuo trabalhos acadêmicos publicados em eventos e periódicos científicos. Estou como avaliadorada de livros e artigos científicos (eventos e periódicos acadêmicos).

Laryssa Dayanna Costa Pereira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Atuou como: Voluntária do Programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica do Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró (PIBIC-COHM); Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID; Voluntária do Programa de Educação pelo Trabalho para a saúde - PET-SAÚDE; Voluntária do Programa Tutorial em Enfermagem de Mossoró-RN - PETEM. Mestre em Cognição, Tecnologias e Instituições pelo Programa de Pós-graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2019-2020). Atualmente trabalha como Assistente Terapeuta em ABA (Applied Behavior Analysis ou Análise do Comportamento Aplicada).

Maria de Fátima de Lima das Chagas, Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal

Doutora em Educação - UNISC
Doutora em Ciências da Educação (Tecnologia Educativa) - UMINHO
Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade - UFERSA
Grupos de pesquisa - dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/3492749510312439
CV: http://lattes.cnpq.br/3492749510312439
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7979-678X
Ciência ID 0716-FA63-8E47
Scopus Author Id=57205508878
Researcher ID R-9561-2018

Postado

31/01/2023

Como Citar

Demoly, K. R. do A., Henrique, J. R., Rodrigues, R. de A., Pereira, Y. V., Pereira, L. D. C., & Chagas, M. de F. de L. das. (2023). A ATENÇÃO A SI E AO OUTRO NA EXPERIÊNCIA DE CRIANÇAS AUTISTAS COM O JOGO AVENTURA ESPACIAL. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5182

Série

Ciências Humanas

Plaudit

0 PREreviews rapid
0 PREreviews completo
1 Solicitação

Ver no site