Preprint / Version 1

Gestures in the teaching and learning process: a systematic literature review

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.4045

Keywords:

gestures, learning, non-verbal communication, literature review, teaching

Abstract

Os gestos que realizamos podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem? O presente artigo resume o estado da arte sobre o assunto no campo da educação, com um olhar específico para a comunicação gestual. Pesquisas foram encontradas em praticamente todos os níveis de ensino sobre o uso de gestos como forma de auxiliar os alunos na aprendizagem de uma segunda língua, educação inclusiva e educação em ciências e matemática. Em geral, há evidências sólidas de que a comunicação gestual auxilia na avaliação e introdução de uma nova palavra no ensino de uma segunda língua; como recurso adicional para professores e alunos com deficiência e como ferramenta para contribuir com o ensino de conceitos considerados abstratos e complexos no campo do ensino de ciências e matemática.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Savana dos Anjos Freitas, Universidade Luterana do Brasil

Possui Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (2019) pela Universidade Luterana do Brasil. Licenciatura em Física (2016) pela Universidade Luterana do Brasil. Supervisão Escolar (2018) pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Atuou como bolsista de iniciação científica (2013-2014) e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) (2014-2016). Atualmente é doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil realizando pesquisas na área de ensino de Física no Ensino Fundamental e Médio e análises gestuais no processo de ensino e aprendizagem por meio da Semiótica de Peirce. Professora da rede estadual do estado do Rio Grande do Sul no Ensino Médio. 

Agostinho Serrano de Andrade Neto, Universidade Luterana do Brasil

Doutorado pela Universidade Federal de Bacharelado Em Física pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Educação em Tecnologia nos seguintes temas: Metodologia de Análise Gestual Representações Mentais no Aprendizado de Conceitos Científicos, Novos Referenciais Teóricos em Ensino de Ciências e aquisição de representações científicas por meio de TI em sala de aula.

Posted

05/09/2022

How to Cite

Freitas, S. dos A., & Andrade Neto, A. S. de. (2022). Gestures in the teaching and learning process: a systematic literature review . In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.4045

Section

Human Sciences