Preprint / Versão 1

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E AUTISMO: UMA APROXIMAÇÃO ÀS PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3990

Keywords:

Autismo, Práticas Baseadas em Evidências, Atendimento Educacional Especializado

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta uma prevalência alta, resultando no aumento do número desses alunos nas escolas. Por outro lado, observam-se lacunas a respeito de indicação de práticas pedagógicas que os docentes possam utilizar na inclusão destes educandos. Esta pesquisa teve como objetivo relatar as intervenções realizadas em um Atendimento Educacional Especializado (AEE) com educandos com TEA para analisar seus fundamentos teóricos e considerá-las à luz de um conjunto de práticas que apresentam evidência de efetividade, chamadas de Práticas Baseadas em Evidências (PBE). A amostra contou com 8 educandos com diagnóstico de TEA, matriculados na rede regular de ensino do estado de [ANONIMATO] que frequentaram o AEE na [ANONIMATO]. Foram analisadas filmagens e transcrições dos atendimentos do professor durante os atendimentos do AEE através da Metodologia de Problematização, resultando na identificação de oito tipos de práticas afins à PBE. Estas foram fundamentadas e relatadas na forma de vinhetas para contextualizar a forma como foram desenvolvidas. Conclui-se que a identificação e a descrição destas estratégias de intervenção podem auxiliar professores na escolha de metodologias pedagógicas para educandos com autismo no serviço de AEE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlo Schmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Psicólogo, Mestrado e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS, 2004/2008), ProfessorAssociado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Docente do depto de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM), Líder do grupo de pesquisa Educação Especial e Autismo (EdEA/CNPq), Editor-chefe da Revista Educação Especial (UFSM), Coordenador regional do Fórum de Editores de Periódicos em Educação (FEPAE/ANPED, Região Sul), vice-coordenador do GT 79 - Transtorno doEspectro Autista (TEA). Pesquisas na saúde e educação.da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação emPsicologia (ANPEPP).

Mariele Finatto, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) - Linha de pesquisa em Educação Especial e Transtorno do Espectro Autista. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Especial e Autismo (EdEA/UFSM). Licenciada em Pedagogia, especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Inclusiva, especialista em Recursos Estruturados e Estratégias Clínicas no Autismo. Possui experiência em atendimento pedagógico com crianças com Transtorno do Espectro Autista tendo como base de trabalho ensino estruturado e Práticas Baseadas em Evidências (PBE). Pedagoga na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), onde atua com ênfase em Transtorno do Espectro Autista, nos âmbitos de orientação, assessoria, formação e atendimentos prestados pela instituição. Participou do TEACCH® Five-Day Classroom Training (summer/2019), na Carolina do Norte (EUA).

Lívia Ferreira, Fundação Catarinense de Educação Especial

Especialização em andamento em Análise do Comportamento Aplicada para Transtorno do Espectro Autista e deficiência Intelectual - Especialista em Psicopedagogia e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Graduada em Educação Especial - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atualmente é Educadora Especial e pesquisadora na Fundação Catarinense de Educação Especial FCEE. Atuando no atendimento educacional especializado AEE na área do autismo, formação continuada de professores nas modalidades presencial e EAD, assessoria à rede regular de ensino e pesquisadora na área do Transtorno do Espectro do Autismo - TEA e inclusão.

Postado

28/04/2022

Como Citar

Schmidt, C., Finatto, M., & Ferreira, L. (2022). ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E AUTISMO: UMA APROXIMAÇÃO ÀS PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3990

Série

Ciências Humanas

Plaudit