O preprint foi submetido para publicação em um periódico
Preprint / Versão 1

PLATAFORMIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM E O PROTAGONISMO DO ECRÃ NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3697

Keywords:

Práticas Pedagógicas, Sociomaterialidade, Plataformização da Educação, Educação

Resumo

As políticas e práticas educacionais de intervenção no contexto pandêmico e pós-pandemia passam a privilegiar o processo educacional com foco nas plataformas digitais e na personalização da aprendizagem em redes. O objetivo do artigo é apresentar o protagonismo das plataformas digitais (atores não-humanos) e, consequentemente, do ecrã nas práticas pedagógicas, a partir dos olhares de docentes e técnico-pedagógicos (atores humanos) da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, identificando os atores que constituem infraestruturas de aprendizagem e principalmente práticas pedagógicas. Utilizamos o método da pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter exploratória, descritiva e analítica. Os dados apresentados foram coletados com a utilização da ferramenta Google Forms, por meio de um questionário multitemático. O universo da pesquisa abrangeu 19.473 professores efetivos e prestadores de serviço no período de 9 a 21 de dezembro de 2021. Concluímos que para além dos debates, teorias e métodos da Educação a Distância ou da Educação Online é necessário reinventar processos de ensino-aprendizagem por meio das plataformas (não-humanos) alterando significativamente as maneiras de pesquisar, ensinar, produzir e difundir conhecimentos. As práticas pedagógicas instituídas pelas plataformas digitais são atividades com as quais os agentes humanos e não-humanos atuam em conjunto, enredados, interagindo e formando alianças e vínculos, a partir de determinadas atividades instituídas e organizadas. Ainda que subtilizada em suas potencialidades educativas, o uso das plataformas digitais trouxe a percepção de que não é possível pensar em uma educação que exclua a internet e as tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patricia Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Programa de Pós-Graduação em Gestão Aprendentes (MPGOA/UFPB). Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da UFPB.  Pós-Doutoranda em Educação Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas Digitais (EDUTEC/UFBA).

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia

Pós-Doutor em Educação (UFRGS). Doutor em Educação (UNICAMP). Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA). Bolsista de Produtividade do CNPQ - PQ2. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas Digitais (EDUTEC/UFBA).

Postado

01/04/2022

Como Citar

Silva, P., & Couto, E. S. (2022). PLATAFORMIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM E O PROTAGONISMO DO ECRÃ NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3697

Série

Ciências Humanas

Plaudit

0 PREreviews rapid
0 PREreviews completo
1 Solicitação

Ver no site