Preprint / Versão 1

MATHLIBRAS NO PARQUE DE DIVERSÕES: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA, MATEMÁTICA E DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2908

Keywords:

ensino de Matemática para surdos, língua de sinais, vídeo, videoaulas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a análise realizada do vídeo Adição em Libras – Soma 5, do projeto MathLibras, a partir de eventos críticos selecionados pelos autores, acerca da narrativa construída, considerando a utilização de ao menos um dos três parâmetros: linguístico, matemático ou recursos audiovisuais. O projeto MathLibras é desenvolvido na Universidade Federal de Pelotas e tem como objetivo o desenvolvimento de videoaulas de Matemática em Libras. Salienta-se que o vídeo Soma 5 é uma produção original em Língua de Sinais e não uma tradução. Para a análise do vídeo, foram selecionadas algumas cenas, consideradas como eventos críticos pela equipe: (a) saco de pipoca, (b) carrossel, (c) trem-fantasma e (d) roda-gigante. Como conclusões, destaca-se o padrão na estratégia narrativa utilizada pelo ator/surdo, que é o uso consecutivo de classificadores e descrições imagéticas e, também, a compreensão de que os parâmetros que constroem a narrativa estão indissociados, evidenciando o trabalho conjunto feito pela equipe desde a produção inicial do vídeo, gravação, até a edição final.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thais Philipsen Grutzmann, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Matemática e Linguagem e Especialista em Educação – ênfase na Educação de Surdos pela UFPel, Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Doutora em Educação pela UFPel.  Atualmente é Professora Adjunta da UFPel, em Pelotas/RS,  onde exerce a função de Vice-Diretora do Instituto de Física e Matemática e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), onde é docente efetiva. Trabalha nos cursos de Licenciatura em Matemática Diurno, Noturno e à Distância. Integrante dos Grupos de Pesquisa “GEEMAI – Grupo de Estudo em Educação Matemática com ênfase nos Anos Iniciais” e “Formação Docente, Educação Matemática e Tecnologias”. Membro do GT13 da SBEM.

Tatiana Bolivar Lebedeff, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Educação Especial com habilitação em Deficientes da Áudiocomunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialização em Formação de Professores em Educação a Distância pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou Estágio Pós-Doutoral Sênior na University College London - DCAL, com bolsa CAPES (2015) investigando Objetos de Aprendizagem no ensino de Línguas de Sinais. Realizou estágio Pós-Doutoral no Montgomery County Comunity College em Ambler, Pensilvânia, com bolsa CAPES (2007) investigando o Shared Reading Project da Universidade Gallaudet em Washington. Atualmente é Professora Associada da UFPel, em Pelotas/RS, na Área de Libras do Centro de Letras e Comunicação. É docente efetiva do Programa de Pós Graduação em Letras da UFPel. Participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos / GIPES.

Mayummi Aragão Campos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Acadêmica do Curso de Relações Públicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Foi acadêmica do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas, período no qual foi Bolsista CNPq (Abr/2019-Mai/2019), Voluntária (Jul/2019-Jul/2020) e Bolsista PROBIC/FAPERGS (Ago/2020-Mai/2021) no Projeto MathLibras.

Helena Pinto da Luz, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmica do Curso de Letras – Tradução Inglês – Português. Bolsista PBIC-AF/UFPel/MathLibras (Ago/2020-Jul/2021) e Bolsista PBIC-AF/UFPel/MathLibras (Ago/2021-Jul/2022).

Postado

08/09/2021

Como Citar

Grutzmann, T. P., Lebedeff, T. B., Campos, M. A., & Luz, H. P. da. (2021). MATHLIBRAS NO PARQUE DE DIVERSÕES: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA, MATEMÁTICA E DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2908

Série

Ciências Humanas

Plaudit