Preprint / Versão 1

Desempenho acadêmico em ambientes virtuais de aprendizagem durante a pandemia de Covid-19 no ensino superior

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2862

Keywords:

Rendimento acadêmico, ambientes virtuais de aprendizagem, Educação superior

Resumo

O objetivo deste documento é analisar o desempenho acadêmico (AR) em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) durante a pandemia Covid 19 para as Instituições Incorporadas à Universidade localizada no Estado do México. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura científica (RLC), que sustenta referências atuais em bases de dados especializadas. O desenho metodológico é incerto em um estudo qualitativo de um estudo de caso com uma amostra de 15 instituições de nível superior, 1200 professores que ministraram aulas no período letivo, com 700 alunos aos quais os instrumentos foram aplicados durante o ano 2020-2021. A coleta de dados foi feita por meio de instrumentos chamados. A análise da informação é descrita e mostrada por meio de tabelas de frequência. Os resultados das pesquisas mostram que no ensino médio e superior 96% realizavam trabalho a distância. A plataforma mais utilizada foi a Googleclassroom, o principal meio de comunicação foi o Zoom e o WhatsApp. 80% dos conteúdos dos programas foram cumpridos. 90% consideram que o desempenho acadêmico é subjetivo. 90% requerem o desenvolvimento de habilidades digitais. 95% consideram que o acesso à tecnologia é um obstáculo para o aprendizado. Discussão e conclusões.            

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alejandro Higuera Zimbrón, Nova Southeaster University

Miembro del Sistema Nacional de Investigadores. Perfil deseable PRODEP-SEP 2018-2022. Profesor Investigador en la Facultad de Arquitectura y Diseño de la Universidad Autónoma del Estado de México. Profesor Adjunto en la Nova Southeastern University. Autor de diversos artículos científicos en materia de Desarrollo Sostenible, Diseño y Educación. Asesor Técnico Consejos Consultivos para el Desarrollo Sustentable de la Secretaría de Medio Ambiente y Recursos Naturales. Asesor para la LV y LVI legislatura en el Estado de México. Analista Internacional Senado de la República en México. Doctor en Educación por la Nova Southeastern University en Estados Unidos de Norteamérica. Maestro en Ciencias en Manejo Sostenible de Recursos por la Universidad Técnica de Múnich en Alemania. Licenciado en Relaciones Internacionales por la Universidad de las Américas Puebla.

Erika Rivera Gutiérrez, Universidad Autónoma del Estado de México

Professor investigador a tempo inteiro na Faculdade de Arquitectura e Design da UAEMéx. Embaixador do Latin Design no México. Diretor de Instituições Incorporadas. Diretor Acadêmico Adjunto da Faculdade de Arquitetura e Design da UAEMéx (2010–2012) Doutor em Educação pela Nova Southeastern University nos Estados Unidos da América do Norte. Mestre em Administração de Negócios.
Graduado em Design Gráfico pela Universidade Autônoma do Estado do México
(UAEMéx).            

Postado

02/09/2021

Como Citar

Zimbrón, A. H., & Gutiérrez, E. R. (2021). Desempenho acadêmico em ambientes virtuais de aprendizagem durante a pandemia de Covid-19 no ensino superior. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2862

Série

Ciências Humanas

Plaudit