Preprint / Versão 1

A INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO VERTENTE ESSENCIAL DO TRABALHO DOS FORMADORES DE PROFESSORES NOS IFs: das ações que temos às ações que queremos

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2544

Keywords:

pesquisa pedagógica, formadores de professores, Instituto Federal, formação docente

Resumo

Este artigo resulta da pesquisa de pós doutorado, objetivos foram discutir os contributos da investigação da prática pedagógica, como possibilidade de melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem e do Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) dos formadores nos cursos de Licenciatura, e analisar como as condições atuais para a promoção de DPD, questionando-as à luz da experiência de outros contextos, com destaque para as experiências da Universidade do Minho, Portugal e Universidade de Ciências Aplicadas Häme, Finlândia. No caso presente, apresentar-se-á um recorte, cujo objetivo foi identificar como possibilidades e desafios para o desenvolvimento da pesquisa da prática pedagógica pelos formadores, destacando os contributos da experiência portuguesa e finlandesa do ponto de vista do trabalho com a pesquisa,de modo a refletir sobre as ações que temos e como queremos. Nesta investigação de natureza qualitativa, uma narrativa (auto) biográfica constituiu-se como abordagem de pesquisa, sendo recolhida de professores que atuam com a formação de professores, sendo cinco professores brasileiros, um professor de Portugal e um professor da Finlândia. A multiciplicidade de ações no tripé, pesquisa, extensão no ensino verticalizado do médio a pós-graduação, a par da ausência de formação, fragiliza a materialidade da pesquisa pedadógica. A implementação de grupos de estudo pode amenizar os desafios. um professor de Portugal e um professor da Finlândia.A multiciplicidade de ações no tripé, pesquisa, extensão no ensino verticalizado do médio a pós-graduação, a par da ausência de formação, fragiliza a materialidade da pesquisa pedadógica. A implementação de grupos de estudo pode amenizar os desafios. um professor de Portugal e um professor da Finlândia. A multiciplicidade de ações no tripé, pesquisa, extensão no ensino verticalizado do médio a pós-graduação, a par da ausência de formação, fragiliza a materialidade da pesquisa pedadógica. A implementação de grupos de estudo pode amenizar os desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosenilde Nogueira Paniago, Instituto Federal Goiano

Possui pós-doutorado e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho(2016). Graduação em Pedagogia e Matemática. Foi professora da rede de educação de Mato Grosso por 17 anos. Atualmente é professora titular do Instituto Federal Goiano. Atuou com a coordenação do Projeto de Iniciação à Docência Pibid e atua como coordenadora institucional do Residência Pedagógica. Líder do grupo EducAção do IF Goiano; membro do grupo Investigação da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem experiência na área de Educação, Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, desenvolvimento profissional, identidade, saberes e práticas educativas.

Maria Assunção Flores Fernandes, Universidade do Minho

Possui doutorado em Educação - Universidade de Nottingham (2002). Atualmente é professora auxiliar da Universidade do Minho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores e desenvolvimento profissional, identidade profissional, liderança, avaliação docente, ensino superior e desenvolvimento curricular. Professora associada com Agregação na Universidade do Minho, Portugal. Possui o Doutorado em Educação pela Universidade de Nottingham, Reino Unido. É atualmente Presidente da ISATT - International Study Association on Teachers and Teaching -, e da direção do ICET - International Council on Education for Teaching-, com sede nos EUA. Tem inúmeras publicações nacionais e internacionais no âmbito dos seguintes temas: formação de professores, desenvolvimento profissional, indução profissional, profissionalismo docente, trabalho e identidade docente e modelos e práticas de avaliação de professores. Supervisionou 12 teses de doutorado e 47 dissertações de mestrado. Foi Júri externa de mais de 50 provas públicas em universidades portuguesas e internacionais. É editora executiva da revista Teachers and Teaching Theory and Practice e membro do conselho editorial do European Journal of Teacher Education e da Revista Portuguesa de Pedagogia.

Teresa Sarmento, Universidade do Minho

Iniciou a sua atividade profissional como Educadora de Infância (1978), tendo prosseguido estudos na Universidade do Minho com a realização da Licenciatura em Ensino de História e Ciências Sociais (1987) e, posteriormente a realização do Doutoramento em Estudos da Criança (2000), com uma investigação qualitativa em identidades profissionais. Atualmente é Professora Auxiliar no Instituto de Educação ? Universidade do Minho, pertencente ao Departamento de Ciências Sociais da Educação e ao Centro de Investigação em Estudos da Criança, onde se tem dedicado à docência na graduação e pós-graduação de professores, bem como à investigação sobre as problemáticas da formação de professores, histórias de vida de profissionais da educação, da organização escolar e da relação escola-famílias-comunidades. Em termos de metodologias de educação é especialista em métodos biográficos. É Diretora do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo, tendo coordenado, a nível da UM, os três processos de acreditação e avaliação dos cursos da formação de educadores de infância (2002, 2005, 2012), os quais ficaram sempre em primeiro lugar a nível nacional. É perita externa em estudos sobre condições de género a nível da União Europeia. Presentemente está a realizar em cooperação os documentos preparatórios do enquadramento jurídico da educação pré-escolar em São Tomé e Príncipe. Os seus estudos estão publicados em múltiplas revistas científicas e livros, a nível nacional e estrangeiro (Brasil, Letónia, Inglaterra, Espanha, Hong Kong).

Postado

25/06/2021

Como Citar

Paniago, R. N., Fernandes, M. A. F., & Sarmento, T. . (2021). A INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO VERTENTE ESSENCIAL DO TRABALHO DOS FORMADORES DE PROFESSORES NOS IFs: das ações que temos às ações que queremos. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2544

Série

Ciências Humanas

Plaudit