Preprint / Version 1

OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL

##article.authors##

  • Patrícia da Rosa Louzada da Silva Federal University of Pelotas https://orcid.org/0000-0002-0259-299X
  • Vivian Hernandez Botelho Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0001-9523-2565
  • Mateus de Paula Borges Federal University of Pelotas
  • Franciéle da Silva Ribeiro Federal University of Pelotas
  • Eraldo dos Santos Pinheiro Federal University of Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.1851

Keywords:

Program, Teacher, University

Abstract

O estudo objetivou investigar as possíveis contribuições de um projeto de extensão para a formação inicial de alunos de graduação em Educação Física. De natureza qualitativa, contou com a participação de seis acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física. Como instrumento de pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, conduzidas por meio de um roteiro, formulado com questões de identificação, e um tema gerador que busca os sentidos e significados da participação dos alunos no projeto de extensão. As informações coletadas foram exploradas a partir da análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Como principais resultados, as contribuições do projeto de extensão para a formação inicial dos participantes estiveram relacionadas às experiências profissionais e acadêmicas neste espaço de formação. Os participantes mostraram a possibilidade de vivenciar ações práticas de ser professor e se identificar com o ambiente escolar como atuação profissional. Além disso, os participantes relatam a importância do projeto para uma maior aproximação com a pesquisa. O estudo reforça a importância da extensão universitária com maior incentivo a espaços de formação que aproximem universidade e comunidade desde o início do curso.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Patrícia da Rosa Louzada da Silva , Federal University of Pelotas

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela ESEF/UFPel, Mestra em Educação Física pela ESEF/UFPel. Doutoranda em Educação Física pela ESEF/UFPel. Professora de Educação Física da rede privada da cidade de Pelotas/RS.

Vivian Hernandez Botelho, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda do Curso de Licenciatura em Educação Física da ESEF/UFPel. Atua como membro do Laboratório de Estudos em Esporte Coletivo (LEECol) da ESEF/UFPel.

Mateus de Paula Borges, Federal University of Pelotas

Graduando no curso de Licenciatura em Educação Física da ESEF/UFPel. Atua como membro no Laboratório de Estudos em Esporte Coletivo (LEECol) da ESEF/UFPel e Programa  de Educação Tutorial (PET).

Franciéle da Silva Ribeiro , Federal University of Pelotas

Professora Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação Física (UFPel).

Eraldo dos Santos Pinheiro, Federal University of Pelotas

Graduado em Educação Física na UNILASALLE, Doutor em Ciências do Movimento Humano na UFRGS. Professor adjunto da Escola Superior de Educação Física da UFPel. Coordenador do Laboratório de Estudos em Esporte Coletivo (LEECol) da ESEF/UFPel.

Posted

2021-02-18

Section

Health Sciences