Preprint / Versão 1

Da produção à apropriação: um modelo para popularização da ciência em saúde

article.authors6ac573fa48ead

  • Maria Rejane Ferreira-da-Silva Universidade de Pernambuco image/svg+xml https://orcid.org/0000-0002-7607-0502
    • Conceptualization
    • Data Curation
    • Formal Analysis
    • Methodology
    • Project Administration
    • Supervision
    • Validation
    • Visualization
    • Writing – Original Draft Preparation
    • Writing – Review & Editing

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.18290

Palavras-chave:

Popularização da ciência, Comunicação científica, Extensão universitária, Saúde

Resumo

A produção científica em saúde amplia continuamente a capacidade de gerar evidências, tecnologias e conhecimentos, mas sua circulação, compreensão e apropriação social permanecem desafios relevantes. Este artigo objetiva propor um modelo teórico-metodológico para orientar ações de popularização da ciência e democratização do conhecimento em saúde, articuladas ao ensino, à pesquisa e à extensão universitária. Trata-se de uma reflexão teórica, de natureza analítico-reflexiva e propositiva, fundamentada em literatura sobre comunicação científica, popularização da ciência, comunicação pública da ciência, extensão universitária e ciência aberta, além de documentos normativos e institucionais. A análise permitiu organizar o processo em oito movimentos articulados de popularização da ciência (M8M-PC): produção do conhecimento; seleção e contextualização; definição do público; tradução e adequação da linguagem; produção do conteúdo e escolha do formato; circulação e interação; apropriação e utilização; e retroalimentação da pesquisa. O modelo também estabelece dimensões para planejamento e avaliação das ações, contemplando produção, comunicação, apropriação e retroalimentação. Defende-se que popularizar a ciência não significa apenas simplificar ou divulgar resultados, mas criar condições para acesso, compreensão, diálogo, participação e utilização social do conhecimento. O modelo proposto constitui referência para ações de extensão universitária em saúde e poderá ser posteriormente aplicado e avaliado em diferentes contextos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Maria Rejane Ferreira-da-Silva, Universidade de Pernambuco

Maria Rejane Ferreira da Silva é graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pernambuco (1981) e especialista em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Federal de Pernambuco (1984) e em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz (1986). Realizou mestrado em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade Federal de Pernambuco (1996). Concluiu o doutorado em Saúde Pública pela Universidade Autônoma de Barcelona/UAB, em 2001. Realizou pós-doutorado com foco em Redes Integradas de Serviços de Saúde, formando pesquisadores em método qualitativo de pesquisa aplicado à saúde na Universidade Internacional do Equador, entre os anos de 2020-2024. É líder do Grupo de Estudos sobre Redes Integradas de Serviços de Saúde - GERISS, credenciado pelo CNPq desde 2013. É Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Pernambuco e sanitarista aposentada pela Universidade Federal de Pernambuco, cujo vínculo foi cedido no período de 1991-2017 à Fiocruz/PE. Desde 2002, é membro do GRAAL - Grupo de Pesquisas da África e América Latina, vinculado à Universidade Autônoma de Barcelona. Coordena o nó da rede na UPE. Coordenou vários projetos de pesquisa financiados; entre eles, foi investigadora principal no Brasil da pesquisa "Impacto na equidade de acesso e eficiência de redes integradas de serviços de saúde na Colômbia e Brasil", financiada pela União Europeia. Project Number: 223123; Project acronym: Equity-LA. Avaliadora de vários projetos nacionais e dentro do Sétimo Programa Marco - FP7 da Comissão Europeia. Atuou como pesquisadora em vários projetos de pesquisa nacionais e internacionais. Publicou vários artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e capítulos de livros. Orientou inúmeras monografias, dissertações e teses de doutorado. Ministrou aulas em nível de pós-graduação em cursos no Brasil, na África, na Europa e na América Latina.

Enviado

05/10/2026

Postado

06/10/2026

Como Citar

Da produção à apropriação: um modelo para popularização da ciência em saúde. (2026). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.18290

Série

Ciências da Saúde

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito