Preprint / Versão 1

O ensino médio em tempo integral na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro

article.authors6aa2767744cc0

  • Angelo Hottz Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro image/svg+xml https://orcid.org/0000-0001-9290-8144
    • Conceptualization
    • Data Curation
    • Formal Analysis
    • Investigation
    • Methodology
    • Project Administration
    • Resources
    • Software
    • Validation
    • Visualization
    • Writing – Original Draft Preparation
  • Naira Muylaert Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro image/svg+xml https://orcid.org/0000-0001-5161-0501
    • Conceptualization
    • Funding Acquisition
    • Investigation
    • Resources
    • Supervision
    • Visualization
    • Writing – Original Draft Preparation
    • Writing – Review & Editing

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.17971

Palavras-chave:

Ensino Médio, escola em tempo integral, igualdade, justiça

Resumo

O presente artigo investiga a configuração de tempo para a oferta do Ensino Médio regular adotada pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro à luz de princípios de justiça escolar aliados às estratégias da Meta 6 do Plano Nacional de Educação, que prioriza estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas escolas de tempo integral. Para isso recorre à estatística descritiva para analisar, através de indicadores educacionais, a organização dos turnos de oferta do Ensino Médio, com foco no tempo integral, sua relação com o desempenho escolar e seu alinhamento à Meta 6 do Plano. Há um descompasso entre a organização do tempo, princípios de justiça e estratégias voltadas a ampliar o tempo na escola para os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Angelo Hottz, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Cientista de dados e professor, é doutorando em Educação, na linha de pesquisa Políticas Públicas, Desigualdades Sociais e Instituições, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF, 2015), é graduado em Matemática pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2005), especialista em Estatística com Ênfase em Pesquisa de Mercado pela mesma instituição (2010) e em Ciência de Dados e Big Data pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas, 2020). É Professor Docente I do quadro permanente da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), onde atuou em coordenadorias estratégicas voltadas à análise de dados educacionais, produção de indicadores e desenvolvimento de soluções para a gestão baseada em evidências. Atualmente atua com ciência de dados na Superintendência de Projetos Estratégicos da Seeduc-RJ. Possui experiência nas áreas de Matemática, Física, Estatística, avaliação educacional, ciência de dados aplicada à educação e planejamento logístico de avaliações cognitivas em larga escala, com atuação em análise de dados, monitoramento de indicadores e apoio à formulação de políticas e práticas de gestão educacional orientadas por evidências.

Naira Muylaert, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio entre abril de 2024 e setembro de 2025. É líder do Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd/PUC-Rio). Foi bolsista do Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) pela FAPERJ entre 2023-2025. Atualmente coordena dois projetos de pesquisa: Desigualdade Social e Reconhecimento da Diferença na Implementação de Políticas Públicas de Ação Afirmativa na Educação Básica (JCNE/FAPERJ) e Desigualdade e discriminação na implementação de políticas de ação afirmativa na Educação Básica (Universal/CNPq). Coordena o projeto de extensão Laboratório de Educação para a Cidadania (LABEC) na Fundação Darcy Vargas. Está na vice coordenação do GT14 - Sociologia da Educação da Anped Sudeste. É Doutora (2016) em Ciências Humanas (Educação) pela PUC-Rio, tendo realizado período sanduíche na L'Universté de Génève. Concluiu o estágio de Pós-Doutaramento (PDJ, CNPq, 2019) na PUC-Rio. É mestre em Educação (2012) pela PUC-Rio e pedagoga (2007) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).Participa da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE), tendo sido membro da Equipe de Coordenação no período de 2019 a 2021. É membro das associações de pesquisa: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Sua pesquisa na área educacional envolve os seguintes temas: políticas públicas em educação, justiça na educação, desigualdades educacionais, metodologias quantitativas de pesquisa.

Enviado

05/09/2026

Postado

09/09/2026

Como Citar

O ensino médio em tempo integral na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. (2026). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.17971

Série

Ciências Humanas

Plaudit