Pandemia da COVID-19, ensino emergencial a distância e Nursing Now: desafios à formação em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200248Keywords:
Educação a distância, Educação em enfermagem, Coronavirus, PandemiasResumo
RESUMO
Objetivo: Discutir as atividades não presenciais no ensino de enfermagem, no contexto da pandemia da COVID-19 e em meio à campanha “Nursing Now” pelo fortalecimento da enfermagem.
Método: Estudo teórico-reflexivo da literatura e análise crítica. Discussão:Rreflexão sobre as medidas de controle da pandemia da COVID-19 e suspensão de aulas presenciais, a adoção de formas alternativas de ensino, especialmente digitais online, e
as repercussões nas estratégias de ensino de enfermagem. Destacam-se dificuldades na qualidade do ensino, acesso desigual e falta de preparo docente.
Considerações finais: Destacam-se prejuízos na formação dos enfermeiros no ensino emergencial a distância, em contraste com o movimento mundial pela valorização da enfermagem. Como herança dessa crise, deve-se melhor aproveitar os recursos tecnológicos e incorporá-los ao ensino, tendo como certeza que o modelo de ensino remoto não contempla a enfermagem em sua totalidade. Palavras-chave: Coronavirus. Pandemias. Educação a distância. Educação em enfermagem.
Downloads
Métricas
Postado
Como Citar
Série
Copyright (c) 2021 Carla Marins Silva, Aurea Tamami Minagawa Toriyama, Heloísa Garcia Claro, Camila Amaral Borghi, Thaís Rojas Castro, Pedro Ivo Camacho Alves Salvador
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.