Preprint / Versão 1

O intelecto humano face ao uso da inteligência artificial: reflexões históricas sob a lente de Tomás de Aquino

article.authors6a21692f8b438

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.16138

Palavras-chave:

Inteligência artificial, intelecto humano, formação humana, ética, educação

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o uso da Inteligência Artificial na formação humana, considerando sua condição intelectiva. Elegemos quatro aspectos da questão. Em primeiro lugar, IA como um produto do capitalismo, como algo que deve produzir lucro para os seus ‘criadores’. Em segundo, analisamos debates que apresentam o uso da IA, na educação, como ferramenta positiva, uma revolução na sala de aula. Em terceiro, posições que buscam destacar  problemas éticos sobre o uso da IA na escola. Por fim, refletimos sobre a forma como Tomás de Aquino nos apresenta que o homem só pode ser entendido como humano se desenvolver e usar o intelecto. Nessa trajetória evidenciamos que a IA é uma ferramenta para atividades humanas, mas, não se pode esquecer que se trata de uma ferramenta/mercadoria que a priori depende da ação humana para ‘mover-se’, ela, em si, não inova e os seus resultados são compilações dessa ação. Não louvamos ou condenamos o seu uso na educação, mas a vemos, historicamente, como uma ferramenta a serviço dos interesses da sociedade burguesa, sem perder de vista que é o intelecto humano que produz, conserva e difunde o conhecimento coordenando toda a vida planetária. Ressaltamos que o nosso olhar é possível porque seguimos os princípios teóricos metodológicos da História Social, depreendendo dela dois conceitos chave: a memória e a longa duração. A memória preserva a compreensão perene de pessoa como ser intelectivo, a longa duração possibilita trazer formulações teóricas, de outros tempos para sentar-se à mesa e dialogar com questões do nosso presente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Juliana Calabresi Voss Duarte, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do Quadro Próprio do Magistério da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Postado

03/06/2026

Como Citar

O intelecto humano face ao uso da inteligência artificial: reflexões históricas sob a lente de Tomás de Aquino. (2026). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.16138

Série

Educação em Revista

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito