Preprint / Versão 1

Notas sobre a interpretação de um Larghetto de Handel

article.authors6a051acb9d214

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.15369

Palavras-chave:

música barroca, ornamentação, Handel, interpretação historicamente orientada, flauta

Resumo

Este texto apresenta a tradução para o inglês do artigo intitulado Notas sobre a interpretação de um Larghetto de Handel, de autoria de Laura Rónai, originalmente publicado na revista Per Musi, Belo Horizonte, v. 42, 2025, e disponível em acesso aberto com o DOI: https://doi.org/10.35699/2317-6377.2025.50959, eISSN 2317-6377. O artigo discute aspectos interpretativos da música barroca com base nos princípios da performance historicamente orientada, tomando como exemplo prático o Larghetto da Sonata em mi menor para flauta e baixo contínuo, HWV 379, de Georg Friedrich Handel.  A tradução foi realizada pela própria autora, professora do Instituto Villa-Lobos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com o objetivo de ampliar o alcance internacional do texto e torná-lo acessível a músicos, pesquisadores e intérpretes que não leem português. A versão em inglês mantém rigorosamente o conteúdo do original, respeitando sua estrutura argumentativa, vocabulário técnico-musical e tom acadêmico, com pequenas adaptações estilísticas pontuais para atender às convenções discursivas da língua inglesa. A escolha de realizar uma tradução autoral permitiu preservar a intenção comunicativa do texto original e assegurar a coerência entre linguagem e conteúdo. A tradução também visa fomentar o diálogo internacional sobre práticas interpretativas barrocas e contribuir para a formação de músicos interessados em ornamentação e estilística histórica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Laura Rónai, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

É responsável pela cadeira de flauta transversal na UNIRIO e integra o corpo docente do PROEMUS. Coordena a Orquestra Barroca da UNIRIO e o projeto Orquestra que Transforma, em Tanguá. Organizou sete edições da Semana de Música Antiga da UNIRIO, em parceria com o Centre de musique baroque de Versailles. Com a OBU, realizou também duas óperas barrocas, em colaboração com a Oficina de Ópera dirigida por Carol McDavit. Foi colaboradora das revistas Pattapio, Fanfare, Flute Talk, Sonograma, Early Music America e Goldberg, e é editora da revista Conversa das Antigas, lançada em 2021. Seu livro Em busca de um mundo perdido é considerado um dos volumes mais importantes sobre flauta publicados no Brasil, e será lançado em inglês pela Lexington Books. Atualmente, escreve textos para a Revista da OSESP e notas de programa para esta orquestra.

Postado

10/03/2026

Como Citar

Notas sobre a interpretação de um Larghetto de Handel. (2026). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.15369

Série

Linguística, letras e artes

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito