Preprint / Versão 2

[RETIRADO] OCORRÊNCIA DE ANTICORPOS ANTI-Leptospira spp. EM SUÍNOS NA AMAZÔNIA ORIENTAL, BRASIL

article.authors6a04e0c1894a1

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.14415

Palavras-chave:

suinocultura, leptospirose, sorologia, região norte do Brasil

Resumo

A suinocultura no estado do Pará é pouco desenvolvida e tecnificada, com isso, ocorre o favorecimento a instalação e disseminação de doenças nos animais e humanos envolvidos na produção. Considerando estes fatores e a importância dos suínos como fonte de subsistência e renda para as populações amazônicas, objetivou-se com o presente estudo investigar a ocorrência de anticorpos anti-leptospira spp. em criações de suínos no Estado do Pará e identificar os principais sorovares envolvidos. Foram avaliadas 305 amostras de soro de suínos das mesorregiões: Metropolitana de Belém, Nordeste Paraense e Marajó, colhidas diretamente nas criações ou no abate por meio da soroaglutinação microscópica (SAM) para a pesquisa de anticorpos anti Leptospira spp.. Foram considerados positivos todos os animais com títulos iguais ou maiores que 1:100. A frequência de anticorpos anti-Leptospira spp. na população estudada foi 4,84% (15/305). Em relação às mesorregiões não se observou diferença estatística entre elas (p>0,05). A mesorregião metropolitana de Belém apresentou 1,79% (1/56) e foram encontrados 6.11% (14/229) na Mesorregião Nordeste Paraense. Não houveram animais sororreagentes na Mesorregião do Marajó. Nas criações, a distribuição dos animais sororreagentes foi de 5,84% (9/154) e para os animais de abate de 3,97% (6/151). Nesse estudo foram identificados seis sorovares: Castellonis, Copenhageni, Pomona, Australis, Icterohaemorragiae e Pyrogenes, com predominância do Icterohaemorragiae.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Postado

04/12/2025 — Atualizado em 05/12/2025

Versões

Como Citar

[RETIRADO] OCORRÊNCIA DE ANTICORPOS ANTI-Leptospira spp. EM SUÍNOS NA AMAZÔNIA ORIENTAL, BRASIL . (2025). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.14415 (Original work published 2025)

Série

Ciências Agrárias

Plaudit

Justificativa da versão

Esta versão revisada substitui a versão anterior, mantendo os metadados e o DOI originais. O conteúdo integral do manuscrito foi retirado pelo editor devido à solicitação de inclusão de autores alterando a composição original, sem a devida identificação das contribuições dos autores aos critérios da taxonomia CRediT. O registro permanece público em conformidade com as boas práticas de integridade e transparência científica.

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão disponíveis sob demanda, condição justificada no manuscrito