Preprint / Versão 1

Educação Física, educação infantil e teoria histórico-cultural: aportes em construção

article.authors690e8cacd3d72

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.13071

Palavras-chave:

Educação infantil, Educação Física, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Esta investigação de cunho teórico teve como objetivo analisar os estudos desenvolvidos no Brasil sobre a educação física para a educação infantil fundamentados na Teoria Histórico-Cultural. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática de literatura. A coleta de dados foi realizada em duas bases de dados: 1) Periódicos da Capes; e 2) Scientific Electronic Library Online (SciELO), sob o recorte temporal entre os anos de 2014 e 2024. Os resultados obtidos evidenciaram que as sete pesquisas analisadas eram vinculadas, majoritariamente, a pesquisadores e universidades situadas nas regiões sul e sudeste do país. Elas se caracterizaram como pesquisas de caráter teórico bibliográfico e de pesquisas de campo e versavam a respeito de conceitos fundamentais da Teoria Histórico-Cultural, como a teoria da atividade, periodização do desenvolvimento e zonas de desenvolvimento. Conclui-se que este estudo permitiu verificar que as investigações a respeito da educação física na educação infantil tem buscado fundamentos nas obras clássicas da Teoria Histórico-Cultural para compreender o processo de desenvolvimento do psiquismo infantil e suas possibilidades no processo de ensino e de ações pedagógicas para a aprendizagem dos conhecimentos relativos à cultura corporal. Salienta-se ainda a necessidade de ampliação de pesquisas experimentais no âmbito da educação física na educação infantil brasileira.

Biografia do Autor

Telma Adriana Pacifico Martineli, Universidade Estadual de Maringá

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação e do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. Mestrado e Doutorado em Educação e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas da Cultura Corporal.

Cleber Moreira de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Licenciatura plena em Física com habilitação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Graduação em Pedagogia pela Faculdade IBRA de Brasília. Graduação em Ciências Biológica pela Universidade Estadual de Maringá. Pós-graduação em Metrologia Legal pela Universidade Federal do Paraná e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Araucária (FACEAR). Pós-graduação em Neuropsicopedagigia Clinica pela faculdade Futura. Mestrado em Bioenergia pela Universidade Estadual de Maringá.

Irineu Aliprando Viotto Filho, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professor Livre docente em 'Educação e desenvolvimento humano' pela UNESP (2019); Pós-doutorado em 'Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano' pela UNIVERSITY OF BATH (Inglaterra/2011-2012); Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2005); Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2001); Graduação em Psicologia pela UNESP-Bauru (1997) e Graduação em Educação Física pela UNESP-Bauru (1990). Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação e do curso de graduação em Educação Física da UNESP-Presidente Prudente.

Postado

11/09/2025

Como Citar

Educação Física, educação infantil e teoria histórico-cultural: aportes em construção. (2025). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.13071

Série

Ciências da Saúde

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito

Plaudit