O preprint foi submetido para publicação em um periódico
Preprint / Versão 1

20 Anos da Política Nacional de Atenção Básica Impactos no Sistema Único de Saúde e nos Indicadores de Saúde

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.12167

Keywords:

Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde, Saúde Pública

Resumo

Em um contexto de profundas transformações políticas, institucionais e sociais, discutir os impactos da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) revela-se essencial para a qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS) como base do Sistema Único de Saúde (SUS). Desse modo, o estudo busca analisar os impactos e a evolução da PNAB no SUS, com foco na atuação da APS em linhas de cuidado e nos ciclos da vida. O percurso metodológico baseia-se em análise documental e revisão narrativa da literatura, articulando marcos legais da PNAB. A PNAB passou por marcos normativos importantes em 2006, 2011 e 2017, os quais refletem distintas concepções sobre o papel da APS no SUS. Isso revela avanços significativos na consolidação da ESF como modelo prioritário de organização dos serviços, com impacto direto na ampliação do acesso e na coordenação do cuidado. O conjunto das políticas implementadas na PNAB, contribuiu para melhorias importantes em indicadores de saúde, como a redução da mortalidade infantil e das internações por condições sensíveis à APS. A incorporação das linhas de cuidado e dos ciclos de vida como eixos estruturantes da atenção reafirmou o compromisso com a integralidade e a equidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Clara Wirginia de Queiroz Moura, Centro Universitário INTA (UNINTA) Campus Itapipoca

Docente e Coordenadora de Extensão e Responsabilidade Social do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca. Mestra em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará, na linha de pesquisa: Estratégias de Educação Permanente e Desenvolvimento Profissional em Saúde da Família. Especialista em Pediatria pelo programa de Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará- RIS-ESP/CE em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin. Especialista em Terapia Intensiva pela Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/Ce. Especialista em Saúde da Família pela Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/Ce. Especialista em Estratégias de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher, pela ESP/Ce. Formação em Preceptoria pela Escola de Saúde Pública do Ceará. Bacharel em Fisioterapia pela Unichristus. Pedagoga com habilitação em Fisiologia, Bioquímica e Biologia Geral pela Universidade Estadual do Ceará. Formação em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal do Ceará. Formação básica em línguas de sinais, Libras pelo Instituto de Educação do Ceará - SEDUC. Áreas de estudo e atuação: Fisioterapia; lnfância e Juventude; Estimulação Precoce; Formação Profissional em Saúde; Neonatologia; Saúde Coletiva e Saúde da Família; Cuidados Paliativos; Biologia Geral; Educação de Jovens e Adultos, Educação. Atuou como Gestora Pedagógica do curso de bacharelado em Fisioterapia (2022 - 2023) e docente nos cursos: Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Medicina. Hoje, é docente nos cursos de Fisioterapia e Odontologia e contribui com os demais cursos através da Coordenação Institucional do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca-CE. Delegada de Itapipoca - 4 Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES). 

Vanessa Maria Alves da Silva Pereira Oliveira, Centro Universitário INTA (UNINTA) Campus Itapipoca

Graduanda do sétimo semestre do Curso de Bacharelado em Odontologia pelo Centro Universitário INTA (UNINTA) Campus Itapipoca, Ceará, Brasil.

Mariana Sousa Avelino, Centro Universitário INTA (UNINTA) Campus Itapipoca

Fisioterapeuta pelo Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca (2022). Pós-Graduada em Fisioterapia Neurofuncional com Aperfeiçoamento em Aprendizagem Motora no Crescimento e Desenvolvimento Humano pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (2023/2024). Pós-Graduanda em Fisioterapia Estética pela Faculdade do Leste Mineiro. Pós-Graduanda em Urgência, Emergência e UTI pelo Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq do Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica (2021/2022). Tem experiência na área de Fisioterapia Neurofuncional com ênfase na Aprendizagem Motora no Crescimento e Desenvolvimento, Fisioterapia Dermatofuncional e Terapias Integrativas. Membro do Grupo de Pesquisa em Promoção da Saúde e Exercício Físico (GPPSEF).

Ana Larissa Braga Chaves, Centro Universitário INTA (UNINTA) Campus Itapipoca

Graduanda em Bacharelado em Fisioterapia pelo Centro Universitário INTA (UNINTA) Campus Itapipoca. Membro do Grupo de Pesquisa em Promoção da Saúde e Exercício Físico (GPPSEF). Fez parte do Projeto de Extensão MOVIMENTAR e da Liga Acadêmica Multiprofissional em Cardiologia (LAMCARDIO). Diretora de Marketing e Vice-Presidente da Liga Acadêmica de Fisioterapia e Práticas Integrativas da Saúde (LAFIPIS). Tesoureira do Uninta nas Escolas. Vice presidente do Centro Acadêmico de Fisioterapia de 2025 com a chapa Berta Bobath, no Centro Universitário INTA (UNINTA) Campus Itapipoca. Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica. 

Vitória Neíse Fontenele Teixeira, Faculdade UNINTA Fortaleza

Aluna de Fisioterapia na Faculdade Uninta Fortaleza; tem um trabalho premiado no Prêmio Destaque Universitário 2024 na categoria científica de Fisioterapia; participa do Grupo de Pesquisa da Família na Faculdade Uninta Fortaleza; participa do Grupo de Estudo Interdisciplinar em Práticas Discursivas para Construção Textual na Faculdade Uninta Fortaleza; participa da Liga Acadêmica de Doenças Crônicas Não Transmissíveis na Faculdade Uninta Fortaleza, participa do grupo de pesquisa da Liga Acadêmica de Doenças Crônicas Não Transmissíveis na Faculdade Uninta Fortaleza; participa da Liga Acadêmica de Educação em Saúde da Mulher na Faculdade Uninta Fortaleza; participa do Grupo de Pesquisa em Oncologia Multidisciplinar na Faculdade Uninta Fortaleza.

Maysa Mariana Furtado Moreira, Centro Universitário INTA (UNINTA) Campus Itapipoca

Graduação Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal doPiauí - UFPI (2015). Especialista em Terapias Cognitivas pelaFaculdade Itaquá. Atualmente é Psicóloga Responsável Técnica do Serviço de Psicologia Aplicada - SPA do UNINTA Campus Itapipoca - CE. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Saúde. Atuação como psicóloga Institucional do UNINTA Campus Itapipoca - CE. Atuação na Psicologia Hospitalar no Hospital Regionalde Campo Maior - PI. Atuação no CAPS I de Campo Maior - PI. Atuação na TRON Robótica Educativa. Atuação no SUAS como psicóloga do CREAS dacidade de Cocal de Telha - PI.

Roberto Sales Aguiar Filho, Centro Universitário INTA (UNINTA) Campus Itapipoca

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Fortaleza (2008). Atualmente é professor coordenador dos curso de implantodontia- Sâo Leopoldo Mandic Fortaleza. Especialista em Prótese dentária , implantodontia e saúde da família. Mestre em clinica odontológica com área de concentração em Prótese dentária. Gestor da clínica escola de odontologia da faculdade UNINTA-Itapipoca

Maria Socorro de Araújo Dias, State University of Vale do Acaraú

Enfermeira sanitarista. Mestra e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com Pós Doutoramento na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Associada da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Coordenadora Adjunta, docente Permanente e membro do Núcleo Pedagógico do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família - PPGSF (RENASF/UVA). Docente permanente do Mestrado Acadêmico em Saúde da Família (UFC). Integra o Núcleo Executivo do Grupo de Trabalho e Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável da Associação Brasileira em Saúde Coletiva (ABRASCO), esteve na coordenação de 2020 a 2022, reassumindo, como membro do grupo executivo, na atual gestão (2024-2026). Fundadora e lidera do Grupo de Pesquisa: Laboratório de Pesquisa Social, Educação Transformadora e Saúde Coletiva (LABSUS). É Coordenadora do Núcleo de Evidências em Saúde de Sobral (Rede EvipNet Brasil) e pesquisadora da Rede APS, do Observatório de Políticas Públicas e Sistema de Saúde do Ceará ObservaCE/Fundação Oswaldo Cruz - Ceará, do Grupo Nós APS Brasil. É membro da Câmara de Assessoramneto e Avaliação Técnico-Científica de Inovação (Saúde Pública, Medicina Familiar e Doenças Neglicenciadas) da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Atuou como dirigente e pesquisadora da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS) (2000-2021). Integrou o colegiado Gestor do Intercâmbio de Conhecimento entre o Brasil e o Canadá na área de Gestão e Formação de Recursos Humanos por competências nas Escolas de Formação em Saúde do Estado do Ceará (2007-2012). Coordena o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Equidade) envolvendo cinco cursos de graduação e a Secretaria da Saúde de Sobral, já tendo coordenado, também as quatro edições anteriores e participado das 11 edições. Foi Membro do Grupo de Condução da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola) (2016/2018). Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis, desde 2006. Membro da comissão de elaboradores e revisores de itens do Banco Nacional de Itens (BNI) do Exame Nacional de Desempenho - Enade. Par Evaluador para la Titulación de Enfermería en el marco del Sistema ARCU-SUR. Editora da Revista de Políticas Públicas - Sanare (ISSN: 2317-7748) e Revista Essentia (ISSN: 1516-6406). Revisora dos periódicos: Interface - Comunicação, Saúde e Educação (ISSN: 1807-5762), Ciência e Saúde Coletiva (ISSN: 1678-4561), Revista Saúde e Sociedade (ISSN: 0103-1104), Revista Saúde em Debate (ISSN: 2358-2898) e Revista Mineira de Enfermagem - REME (ISSN: 2316-9389). Coordenou a Pesquisa Nacional de Avaliabilidade da Política Nacional de Promoção da Saúde (OPAS- 2022/2023). Foi editora convidada e coordenou o número temático Trilhas da Promoção e da Atenção à Saúde da revista Ciência Saúde Coletiva. Também integrou a equipe de editores convidados no suplemento: 'Estratégia de Saúde da Família: ressonâncias na atenção, gestão, educação e promoção da saúde" da revista Interface. Coordena a Pesquisa: POLÍTICAS PRÓ-EQUIDADE: Análise de conceito, ressonâncias sobre determinantes sociais e tecnologia para translação de conhecimento (CNPq). Integra equipes de pesquisadores em pesquisas multicêntricas nacionais e com parcerias internacionais. Publicou 163 artigos em periódicos especializados. Escreveu 81 capítulos de livros, livros publicados/organização: 39. Pesquisa nos seguintes temas: Avaliação de Políticas, Promoção da Saúde, Educação na Saúde e Educação Interprofissional.

Postado

09/06/2025

Como Citar

de Queiroz Moura, C. W., Alves da Silva Pereira Oliveira, V. M., Sousa Avelino, M., Braga Chaves, A. L., Fontenele Teixeira, V. N., Furtado Moreira, M. M., Sales Aguiar Filho, R., & de Araújo Dias, M. S. (2025). 20 Anos da Política Nacional de Atenção Básica Impactos no Sistema Único de Saúde e nos Indicadores de Saúde. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.12167

Série

Ciências da Saúde

Plaudit

Não há revisões registadas

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito