Preprint / Versão 1

TDAH NO AMBIENTE ESCOLAR: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO UTILIZANDO A GAMIFICAÇÃO

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.11241

Keywords:

tdah, estratégias pedagógicas, inclusão

Resumo

Esta pesquisa questiona a respeito do seguinte problema: como as estratégias pedagógicas fundamentadas em tecnologias digitais podem contribuir na disciplina de Ciências para o processo de aprendizagem dos alunos com TDAH do ensino fundamental? Acredita-se que: o uso da gamificação como estratégia pedagógica pode colaborar não apenas para o desenvolvimento cognitivo dos alunos com TDAH do ensino fundamental dos anos finais, mas para aulas de Ciências mais prazerosas e lúdicas. Este artigo objetiva refletir a respeito da gamificação como estratégia pedagógica lúdica para o ensino de Ciências a alunos com TDAH do ensino fundamental dos anos finais com vias a otimização da aprendizagem e engajamento desses estudantes. A metodologia da pesquisa em profundidade destaca-se como metodologia estruturante desta pesquisa. Para coleta dos dados foi utilizada a técnica de roteiro de entrevista semiestruturada com questões abertas. Já para a análise de dados foi utilizada a técnica de análise do conteúdo de Bardin. Por fim, compreendeu-se os principais problemas encarados pelos professores e estudantes com TDAH do ensino fundamental dos anos finais acerca da inclusão. Demonstrou-se que a gamificação pode ser uma ferramenta lúdica e estimulante, capaz de promover o engajamento e a inserção dos estudantes com TDAH na escola. E, finalmente, confirmou-se que as estratégias pedagógicas como a gamificação podem incentivar e facilitar o processo ensino/aprendizagem desses discentes. Para além, esta pesquisa foi elaborado um produto tecnológico – um ebook direcionado a professores de Ciências com uma aula sobre Fontes de Energia empregando a gamificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Williana Andrade, Centro Universitário Carioca

Professora de Ciências das prefeituras municipais de Macaé e Maricá, Mestranda em Novas Tecnologias na Educação, Centro Universitário Unicarioca.

Paulo Victor Rodrigues de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisador do Instituto de Engenharia Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear e professor nos programas de Pos-Graduação em Informática (PPGI/UFRJ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de Ciência e Tecnologia Nuclear do Instituto de Engenharia Nuclear (PPGIEN) e do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da Unicarioca . 

Verônica Eloi de Almeida, Centro Universitário Carioca

Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFRJ, compõe o corpo docente do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação, da Unicarioca e do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Postado

13/02/2025

Como Citar

Andrade, W., Rodrigues de Carvalho, P. V., & Eloi de Almeida, V. (2025). TDAH NO AMBIENTE ESCOLAR: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO UTILIZANDO A GAMIFICAÇÃO. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.11241

Série

Ciências Humanas

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito