Preprint / Versão 1

PERCEPÇÕES SOBRE DEMOCRACIA, DESIGUALDADES E POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMBATE À FOME E À POBREZA NO BRASIL

article.authors6a0bd8bdeb863

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.9974

Palavras-chave:

percepção pública, políticas públicas, democracia no Brasil, pobreza, desigualdades sociais

Resumo

O que as políticas sociais, de combate à fome, à pobreza e às desigualdades dizem sobre a democracia brasileira? E qual o apoio que recebem dos brasileiros? Temos no Brasil as bases de legitimidade para a implementação de políticas mais igualitárias e redistributivas, nos moldes socialdemocratas de Welfare-State? Interessa conhecer as percepções de diferentes grupos sociais sobre as desigualdades e meios de combatê-las, já que as políticas públicas são importante ponto de contato entre Estado, governo e cidadãos, através das quais informam e se informam sobre demandas, preferências e interesses políticos. Uma vez que as opiniões expressas afetam e são afetadas pelas ações do Estado, interferem na dimensão social e substantiva da igualdade da democracia. No Brasil, percepções sobre pobreza, desigualdades, assistência social, transferência de renda, o Programa Bolsa Família, suas origens e suas justificativas variam. Conhecê-las ajuda a entender para aperfeiçoar a democracia brasileira. Para isso, o trabalho faz revisão bibliográfica da relação entre democracia, direitos de cidadania e políticas públicas, a partir da percepção dos cidadãos, divididos em estratos sociodemográficos, sobre pobreza, fome, desigualdades e ações do Estado e critérios de justiça para combatê-las. São usados estudos comparativos, qualitativos e quantitativos, incluindo grupos como elites, burocratas do nível da rua e altos escalões, beneficiários de políticas, etc. Por fim, é realizada análise exploratória e longitudinal dos dados dos surveys Latinobarômetro e LAPOP, que confirmam a diversidade e ambiguidade de percepções apontada pela literatura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Carolina Raquel Duarte de Mello Justo, Universidade Federal de São Carlos

Carolina Raquel Duarte de Mello Justo é graduada em Ciências Sociais, Mestre em Ciência Política e Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP; professora associada do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Administração e Sociedade (PPGAdS) da UFSCar, coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Democracia e Desigualdades – Políticas Públicas e Percepção Pública – NEDEPP (DGP/CNPq).

Fabíola Brigante Del Porto, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Fabíola Brigante Del Porto é graduada em Ciências Sociais, Mestre e Doutora em Ciência Política pela UNICAMP; pesquisadora do Centro de Estudos de Opinião Pública (CESOP) da UNICAMP;  editora associada da Revista OPINIÃO PÚBLICA e ; vice-coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Democracia e Desigualdades – Políticas Públicas e Percepção Pública – NEDEPP (DGP/CNPq).

Postado

16/09/2024

Como Citar

PERCEPÇÕES SOBRE DEMOCRACIA, DESIGUALDADES E POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMBATE À FOME E À POBREZA NO BRASIL. (2024). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.9974

Série

48º Encontro Anual da ANPOCS

Plaudit

Declaração de dados