Preprint / Versão 1

Percepção socioambiental, territorialidade e culturas escolares no Brasil: uma revisão integrativa (2006-2026)

article.authors6adfe2c983e7c

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.17193

Palavras-chave:

Educação ambiental, Territorialidade, Identidade estudantil, Espaços vividos, Culturas escolares

Resumo

 

Este artigo tem como objetivo analisar como estudantes constroem a percepção socioambiental e o sentimento de pertencimento territorial a partir de vivências em contextos rurais e urbanos, discutindo as implicações dessas relações para a educação ambiental crítica. Parte-se do problema de compreender de que modo as experiências territoriais influenciam a formação socioambiental dos estudantes e suas relações com os espaços vividos. A pesquisa adota abordagem qualitativa, fundamentada na revisão integrativa da literatura e na análise de conteúdo. O levantamento bibliográfico foi realizado no Google Acadêmico, SciELO e Periódicos CAPES, utilizando descritores DeCS/MeSH articulados por operadores booleanos, considerando publicações entre 2006 e 2026 e critérios definidos conforme o protocolo PRISMA. A questão norteadora foi elaborada com base na estratégia PIco. Ao final do processo, foram selecionados 11 estudos centrados no contexto brasileiro. Os resultados evidenciam que a percepção socioambiental e o pertencimento territorial dos estudantes são construídos por meio de experiências cotidianas, memórias, práticas culturais e relações estabelecidas com o território. Os estudos também demonstram que a escola, ao reconhecer os saberes locais e atuar como mediadora territorial, fortalece vínculos identitários estudantis, amplia a consciência socioambiental e favorece práticas educativas contextualizadas. Conclui-se que uma educação comprometida com a justiça territorial e ambiental deve reconhecer os estudantes como sujeitos territoriais e seus espaços de vida como contextos formativos, promovendo experiências educativas críticas, contextualizadas e socialmente referenciadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Leonardo da Silva Santos, Universidade do Estado da Bahia

Mestrando no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, Cultura e Territórios Seminários - PPGESA, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, DEDC - Campus VIII, Paulo Afonso - BA. É especialista em ciências humanas e sociais aplicadas e o mundo do trabalho, pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2023). Especialista em recursos hídricos para o semiárido, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Campus - Salgueiro/PE (2023É Graduado em Licenciatura plena em Geografia, pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco - CESVASF, Belém do São Francisco - PE. (2018). Atualmente leciona na Escola Municipal 07 de Setembro, em Petrolândia - PE. É bolsista do Programa de Bolsa de Pesquisa - PROGPESQ, da Universidade do Estado da Bahia, UNEB. É membro do Ecossistema Manna (Ensino, pesquisa, extensão e inovação em tecnologias exponenciais), da Universidade Estadual de Maringá/PRÉ membro do conselho fiscal do Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia - IGHP. Seus interesses profissionais abrangem áreas como: Ciências humanas, gestão ambiental, educação ambiental, auditoria ambiental, impactos socioambientais, ensino de Geografia, recursos hídricos e tecnologias exponenciais, com ênfase em docência. Possui ainda habilidades em robótica com Arruíno, IoD, IoT, IA, Metaverso, P3C, Educação 5.0 e dispositivos de mídias digitais do Google. No momento desempenha pesquisa na área da Ecosofia, com ênfase na abordagem socioambiental contextualizada em escolas públicas, localizada em espaço rural-urbano no semiárido, nordeste do Brasil.

Fredson Silva , Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Mineração e Meio Ambiente pela Faculdade Iguaçu. Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade de Pernambuco (UPE). Especialista em Recursos Hídricos para o Semiárido pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Iguaçu. Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí. Graduado em Geografia pela Universidade de Pernambuco (UPE). Fui bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Integro o Grupo de Pesquisas em Geografia de paisagens tropicais (PAISAGEO). Pesquisas nas áreas de Ensino de Geografia, Ensino de Geografia Física, Livros didáticos, Litoral e Caatingas, Práticas Pedagógicas, Processos Superficiais, Dinâmica da Paisagem, Mineração,
Conflitos da Mineração, Práticas Interdisciplinares, Implicações e Conflitos Ambientais, Impactos Socioambientais, Percepção Ambiental, Ecologia Humana, Gestão Socioambiental.

Patrícia Pinheiro, Universidade do Estado da Bahia

Possui Pós-Doutorado na área de oceanografia pesqueira, Doutorado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), Mestrado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1999). Durante o período de graduação e pós-graduação atuei e desenvolvi minhas pesquisas no Programa de Avaliação do Potencial Sustentável de Recursos Vivos na Zona Econômica Exclusiva (REVIZEE). Fiz parte do Programa Pro Arquipélago de São Predo e São Paulo, no qual desenvolvi minha dissertação de Mestrado. Atualmente sou professora Adjunto na Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus VIII em Paulo Afonso-BA. Fui Coordena o Laboratório de Biologia Pesqueira (2012-2020), atualmente sou coordenadora do Laboratório de Ecossistemas Aquáticos (LEAqua), atuando nas áreas de Biologia e Ecologia de peixes do submédio São Francisco, Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros de Águas Interiores e marinhas, e também na área de Oceanografia Costeira. Coordenadora do Curso de Engenharia de Pesca da UNEB Campus VIII durante o período de abril de 2017 a agosto de 2019. Tesoureira da ABEP - Associação Brasileira de Engenharia de Pesca biênios 2014-2015 e 2016-2017. Conselheira da ABEP - Associação Brasileira de Engenharia de Pesca biênios 2018-2019, 2020-2021 e 2022 - 2023. Ocupo a cadeira da UNEB como Titular no Conselho Municipal de Meio Ambiente do Município de Paulo Afonso (CMMA). Atualmente estou desenvolvendo o projeto sobres Microplástico em estômagos de peixes marinhos de importância socioeconômica, o projeto de Percepção dos riscos na saúde humana do microplástico em peixes de consumo por pescadores. Em março de 2022 fui credenciada no corpo docente permanente do PPGEcoH (Programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Ambiental). Coordenadora pró-tempore do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VIII durante o período de 31 de maio a 30 de setembro de 2022. Atualmente coordenadora do NUPE do DEDC-VIII biênio 2022/224. Tenho habilitação Arraia Amador e Motonáutica (2023).

Enviado

24/09/2026

Postado

26/10/2026

Como Citar

Percepção socioambiental, territorialidade e culturas escolares no Brasil: uma revisão integrativa (2006-2026). (2026). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.17193

Série

Educação em Revista

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito