Preprint / Versão 1

O Código de Hamurabi como exemplo de arte funcional: uma leitura a partir de Goodman, Eco e Skinner

article.authors6a209d2bbb4b5

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.16194

Palavras-chave:

nelson goodman, umberto eco, B. F. Skinner, análise funcional, arte visual

Resumo

Segundo Nelson Goodman, em “Linguagens da Arte” (1968), a arte tem uma função linguística, sintaticamente e semanticamente densas. Umberto Eco (1991) entende que os símbolos estão sob controle da sua época (secularizados) e as relações de controle se estabelecem socialmente. B. F. Skinner, em “Comportamento Verbal” (1957), analisa o discurso verbal, em suas capacidades operacionais, pelo modo como as palavras agem no mundo e as consequências.

A ação linguística é determinada pela relação funcional estabelecida entre o falante e o ouvinte, conforme estabelecido pela comunidade verbal, do mesmo modo estabeleceremos que a ação artística é uma relação funcional entre a imagem e o espectador, nos termos estabelecidos pela sociedade.

Neste trabalho, faremos uma análise funcional do "Código de Hamurabi" (Museu do Louvre). Tentaremos identificar as relações funcionais descritivas, de comando, de modulação de conceitos, de ampliação de conceitos, com base no comportamento verbal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius da Costa Nogueira, Universidade de Brasília

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1994). Atualmente é técnico judiciário - Tribunal Regional do Trabalho da 10 Região. Atuou principalmente nos seguintes temas: equivalência de estímulos e análise experimental do comportamento. Atualmente exerce interesse em história da arte suas correlações com a cultura e conhecimento.
Holds a Bachelor's degree in Psychology from the University of Brasília (1994). Currently serves as a Judicial Technician at the Regional Labor Court of the 10th Region (TRT-10). Previously focused on experimental analysis of behavior and stimulus equivalence. Currently conducts research in Art History, investigating its correlations with culture, visual expression, and knowledge.

Postado

03/06/2026

Como Citar

O Código de Hamurabi como exemplo de arte funcional: uma leitura a partir de Goodman, Eco e Skinner. (2026). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.16194

Série

Linguística, letras e artes

Avaliações

Nenhuma avaliação disponível

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito