DOI do preprint publicado https://doi.org/10.1590/01031813v65020268680214
Publicidade e combate à desinformação: uma análise da teia referencial e da (inter)subjetividade na peça publicitária “A ufologista”
DOI:
https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.15576Palavras-chave:
Desinformação, Referenciação, LFCU, Linguística textual, PublicidadeResumo
Este artigo objetiva investigar a teia referencial e os efeitos de (inter)subjetividade na re)construção textual dos referentes da peça publicitária “A ufologista”, no que diz respeito ao enfrentamento à desinformação e aos movimentos antivax. Para isso, discutimos como os conceitos de linguagem, desinformação e publicidade se entrelaçam na produção de sentido para persuasão, a partir de Pinto (1999), Carvalho (2002), Wardle e Derakhsan (2017), Martins (2018), Hissa (2022), Silva (2022), Barreto (2024), Demuru (2024), entre outros. Em seguida, apresentamos convergências de duas áreas da Linguística, a saber, a Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU) (Furtado da Cunha; Bispo; Silva, 2013; Rosário; Oliveira, 2016, entre outros) e a Linguística Textual (LT) (Koch, 2015; Cavalcante, M. et al., 2022, entre outros), mobilizando, principalmente, os conceitos de construção (Croft, 2001) referencial, (inter)subjetividade (Traugott; Dasher, 2003) e referenciação (Mondada; Dubois, 2019[1995]). Quanto à metodologia (Paiva, 2019), esta pesquisa é de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e caracteriza-se, quanto aos objetivos, como descritiva. Os resultados da análise mostram que construções nominais referenciais (re)criam a teia referencial e o mundo discursivo de “A ufologista” e promovem uma identificação dos personagens com o interlocutor. Essas estratégias (inter)discursivas e (inter)subjetivas favorecem a valorização do discurso pró-vacina e, consequentemente, a adesão ao centro aplicador delas, o laboratório Hermes Pardini, num jogo de sedução publicitária. Conclui-se que a linguagem publicitária pode ser uma alternativa de combate à desinformação, servindo-se de aspectos co(n) textuais que criam uma narrativa persuasiva significativa no enfrentamento desse problema social.
Downloads
Postado
Como Citar
Série
Copyright (c) 2026 Sávio André de Souza Cavalcante, Camila Maria dos Santos Silva, Joaquim Francisco Cordeiro Neto, Erica Aparecida Alves Fraga Freitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Plaudit
Declaração de dados
-
Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito
-
Os dados de pesquisa estão disponíveis em um ou mais repositório de dados
-
Os dados de pesquisa estão disponíveis sob demanda, condição justificada no manuscrito


