Preprint / Versão 1

O paradoxo do autoritarismo situacional: quando brasileiros relativizam princípios democráticos

article.authors6a2b41a18317e

  • Adriano Codato Universidade Federal do Paraná image/svg+xml https://orcid.org/0000-0002-5015-4273
    • Data Curation
    • Formal Analysis
    • Funding Acquisition
    • Investigation
    • Methodology
    • Project Administration
    • Supervision
    • Visualization
    • Writing – Original Draft Preparation
    • Writing – Review & Editing
  • Felipe Calabrez Universidade Federal do Paraná image/svg+xml https://orcid.org/0000-0002-3890-6778
    • Conceptualization
    • Methodology
    • Writing – Original Draft Preparation
    • Writing – Review & Editing

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.13822

Palavras-chave:

democracia liberal, polarização política, eleitorado brasileiro

Resumo

O estudo investiga em que medida eleitores brasileiros relativizam princípios da democracia liberal em contextos de polarização política. A hipótese central é que a polarização atua como mecanismo cognitivo que ativa disposições “iliberais” latentes, configurando um padrão de autoritarismo situacional. Utilizam-se dados de survey nacional representativo (INCT ReDem/UFPR, n = 1.504, fevereiro de 2025) com indicadores de duas dimensões analíticas — liberalismo político versus majoritarismo e constitucionalismo versus concentração de poder. As associações entre atitudes democráticas e voto presidencial foram testadas por qui-quadrado e V de Cramer. Os resultados revelam adesão simultânea a valores liberais e iliberais, sugerindo ambivalência normativa e efeitos situacionais da incumbência: a defesa de princípios democráticos varia conforme a posição do grupo político em relação ao poder. O estudo propõe e demonstra empiricamente o conceito de autoritarismo situacional, contribuindo para o debate sobre apoio condicional à democracia e para a compreensão das fragilidades da resiliência liberal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Adriano Codato, Universidade Federal do Paraná

Professor de Ciência Política na UFPR, pesquisador do CNPq e editor-chefe da Revista de Sociologia e Política. Coordena o INCT Representação e Legitimidade Democrática (ReDem) e dirige o Observatório de Elites Políticas e Sociais do Brasil.

Felipe Calabrez, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP, mestre em Ciência Política (UFPR) e bacharel em Ciências Sociais (UEL). Fez o pós-doutorado no CEVIPOF–Sciences Po e é pesquisador do INCT ReDem–UFPR.

Postado

20/10/2025

Como Citar

O paradoxo do autoritarismo situacional: quando brasileiros relativizam princípios democráticos. (2025). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.13822

Série

49º Encontro Anual da ANPOCS

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão disponíveis sob demanda, condição justificada no manuscrito