El preprint ha sido publicado como artículo en una revista
DOI del artículo publicado https://doi.org/10.1590/1981-5271v48.4-2023-0310
Preprint / Versión 1

O ensino da bioética nos cursos de medicina do Brasil

article.authors6a2c4f8356b35

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.7273

Keywords:

Educação Pré-Médica, Ensino, Bioética, Ética Médica, Ética Clínica

Resumen

Introdução: O progresso científico, tecnológico e social nas diferentes áreas do conhecimento, notadamente nas ciências biológicas e no cuidado em saúde provoca o surgimento de conflitos morais em medicina e impulsionam a relevância da Bioética no que tange às novas interfaces da relação médico-paciente, suscitando a necessidade de incremento na formação ética durante a graduação de medicina.
Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar a oferta de conteúdos curriculares que tratam do teor da Bioética nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Medicina do Brasil.
Metodologia: Trata-se de estudo documental. Foram analisadas as matrizes curriculares de cada curso, averiguando as informações sobre a oferta de componente curricular ou a presença de conteúdos curriculares com o teor da Bioética na matriz. Quando presente, a carga horária, o ciclo e a modalidade (se associada, isolada, ao longo do curso, em outras disciplinas ou optativa).
Resultado: Resultou que a Bioética é ofertada por 61,85% dos cursos, sendo que a maioria a oferece no ciclo básico, associada a outro componente curricular, com média de 53 horas. Os cursos da região sul oferecem o componente curricular em maior porcentagem e com maior número de horas.
Conclusão: Conclui-se que o ensino da Bioética, a despeito de sua importância, ainda não é ofertado por todos os cursos do Brasil, contrariando as diretrizes curriculares nacionais do Ministério de Educação e as recomendações da UNESCO.

Downloads

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

Willian Lorenson Pacheco, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Universidade do Oeste de Santa Catarina

Postado

08/11/2023

Cómo citar

O ensino da bioética nos cursos de medicina do Brasil. (2023). In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.7273

Serie

Ciencias de la Salud

Plaudit

Declaración de datos

  • Los datos de investigación están incluidos en el propio manuscrito