Preprint / Versión 1

Juventude, Cultura Cívica e Cidadania: 15 anos depois

article.authors6a12a16685cdc

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.6955

Keywords:

juventude, Cidadania, Direitos, Desigualdade, Escola

Resumen

“O que a juventude nos pode dar? O que a juventude pode esperar de nós?” Com essas duas perguntas, Karl Mannheim introduz seu texto “O problema da juventude na sociedade moderna”. As perguntas deste autor motivaram no ano de 2004 a pesquisa “Juventude, Cultura cívica e cidadania”, cujo objetivo era auscultar os jovens que nasceram em um contexto democrático pós Constituição de 1988 e identificar suas percepções sobre os temas da pesquisa. Além disso, havia ainda a hipótese de que as desigualdades sociais forjadas nos cotidianos dos jovens produziriam percepções diferentes entre eles, por isso, optou-se por realizar uma comparação entre as percepções dos jovens estudantes da rede pública e da rede particular de escolas presentes em três regiões da cidade do Rio de Janeiro (Zona Sul, Tijuca e Barra da Tijuca). Em 2018 a pesquisa foi retomada seguindo os mesmos critérios metodológicos com o objetivo de identificar as mudanças e permanências nas percepções dos jovens 15 anos depois da realização da primeira pesquisa.  

Downloads

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angela Maria de Randolpho Paiva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora e Pesquisadora - Professora associada do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e coordenadora central de cooperação internacional (CCCI) desde agosto de 2014.

Postado

25/09/2023

Cómo citar

Juventude, Cultura Cívica e Cidadania: 15 anos depois. (2023). In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.6955

Serie

47ª Reunión Anual de la ANPOCS

Plaudit

Declaración de datos

  • Los datos de investigación están incluidos en el propio manuscrito