Preprint / Versión 1

O ACESSO DE CRIANÇAS COM ESTOMA AOS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE SAÚDE NO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO

article.authors6a2c844dbcecb

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2880

Keywords:

Estomia, Acesso aos serviços de saúde, Crianças

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar o acesso aos serviços especializados de saúde ofertados às famílias de crianças com estomas na cidade do Rio de Janeiro. Estudo qualitativo, composto por um levantamento documental e uma pesquisa de campo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com famílias atendidas na Área Cirúrgica Pediátrica de uma instituição pública de referência e com as coordenadoras dos Serviços de Atenção à Saúde de Estomizados. Identificou-se que as famílias tendem a associar o acesso aos serviços especializados ao uso e à obtenção dos dispositivos e adjuvantes de proteção de estomas. O estudo apontou: dificuldade de provisão desses insumos específicos para o público infantil; necessidade de ampliação do acesso à saúde voltado para crianças com estoma respiratório e/ou digestivo, considerando que estes não estão inseridos nos Serviços de Atenção ao estomizados, no município do Rio de Janeiro.

Downloads

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Rodrigues Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Mestre em Saúde Materno Infantil, na Universidade Federal Fluminense - UFF. Especialista em Politicas Públicas e Movimentos Sociais. (2010) Desenvolve atividades profissionais na Área da criança cronicamente adoecidas no Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz. Atuo como coordenadora da área Serviço Social do Programa de Residência Multiprofissional da Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos. Atua no Grupo Apoio de Aleitamento Materno no município de São Gonçalo. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, saúde da criança, doenças crônicas, saúde da mulher, cidadania, direitos, democracia, politicas públicas e movimentos sociais.

Postado

02/09/2021

Cómo citar

O ACESSO DE CRIANÇAS COM ESTOMA AOS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE SAÚDE NO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO. (2021). In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2880

Serie

Ciencias de la Salud

Plaudit