El preprint ha sido publicado como artículo en una revista
DOI del artículo publicado https://doi.org/10.20396/rdbci.v23i00.8679922
Preprint / Versión 1

Metodologias ativas e avaliação formativa: relato de experiência em um curso de Biblioteconomia

article.authors6a0a2066a79bd

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.13048

Keywords:

Metodologias ativas, Avaliação formativa, Ensino superior, Relato de experiência

Resumen

Introdução: Este artigo apresenta o relato de uma experiência docente vivenciada no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), durante o segundo semestre de 2024, na disciplina “A Biblioteca Escolar e os Usuários Especiais". Ao longo do semestre, foram desenvolvidas diversas atividades práticas, como seminários, fóruns de discussão, visita técnica e projetos de intervenção, que incentivaram a participação ativa dos estudantes e a construção colaborativa do conhecimento. Objetivo: Relatar a experiência docente na disciplina onde foram utilizadas metodologias ativas e avaliação formativa como estratégias para promover o engajamento discente, a aprendizagem significativa e a permanência estudantil. Metodologia: O relato caracterizou-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza descritiva. Foram descritas as características, etapas, recursos utilizados e a condução da prática docente na disciplina. Além disso, considerou-se o feedback dos estudantes, obtido por meio de um questionário de avaliação da disciplina. Resultados: A experiência evidenciou que a utilização de práticas pedagógicas dinâmicas, baseadas em desafios reais, contribuiu para a reflexão crítica, o fortalecimento do trabalho em equipe e a ampliação do interesse dos alunos pelos temas abordados. Conclusão: Conclui-se que pequenas mudanças metodológicas podem evidenciar grandes impactos no empenho dos discentes e espera-se que este relato inspire outras iniciativas semelhantes, contribuindo para o aprimoramento das práticas de ensino no contexto do ensino superior.

Downloads

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia Aparecida Bolina, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais. Arquivista e licenciada em Letras, ambas as graduações pela Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG - Brasil).

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, na Escola de Ciência da Informação  da Universidade Federal de Minas Gerais.  Professora Associada no Departamento de Organização e Tratamento da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG - Brasil).

Fabricio Ziviani , Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Ciência da Informação pela Professor do Programa de Mestrado em Governança, Tecnologia e Inovação da Universidade Católica de Brasília. Professor na Escola da Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG - Brasil).

Postado

22/08/2025

Cómo citar

Metodologias ativas e avaliação formativa: relato de experiência em um curso de Biblioteconomia. (2025). In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.13048

Serie

Ciencias Sociales Aplicadas

Plaudit

Declaración de datos

  • Los datos de investigación están incluidos en el propio manuscrito